3
respostas

[Sugestão] Meu Processo de Aprendizado - Comentem Aí...

Olá a todos,

Queria compartilhar com vocês um pouco sobre meu processo de aprendizagem, que tem se mostrado altamente eficaz para mim. Acredito que dividir nossas experiências pode ser uma ótima maneira de aprender uns com os outros e aprimorar nossas próprias estratégias.

Ao longo do tempo, percebi que o que funciona melhor para mim é a combinação de algumas abordagens específicas:

Estudo Ativo: Em vez de apenas ler ou ouvir passivamente, gosto de me envolver ativamente com o material. Isso inclui fazer anotações, criar mapas mentais e explicar os conceitos em voz alta para mim mesmo.

Planejamento e Organização: Antes de começar a estudar, faço um planejamento detalhado. Defino metas claras e divido o conteúdo em partes menores, estabelecendo um cronograma para cobrir tudo de forma organizada.

Revisões Regulares: Para garantir que o conhecimento seja retido a longo prazo, faço revisões periódicas do material. Utilizo técnicas como o espaçamento e a repetição ativa para reforçar a memória.

Aplicação Prática: Tento aplicar o que aprendi em situações práticas. Isso pode ser através de exercícios, estudos de caso ou até mesmo tentando ensinar o conteúdo a outra pessoa.

Feedback e Autoavaliação: Procuro sempre obter feedback sobre meu progresso e me autoavaliar de forma crítica. Isso me ajuda a identificar áreas que precisam de mais atenção e ajustar minhas estratégias conforme necessário.

Gostaria de convidar todos a compartilhar suas próprias experiências e técnicas de aprendizagem. Quais métodos funcionam melhor para vocês? Alguma dica ou abordagem específica que tenha feito a diferença? Vamos abrir essa discussão e aprender juntos!

3 respostas

muito bacana o seu processo de aprendizagem, estou iniciando hoje.

Muito bom os processos de aprendizado, técnicas práticas e teoricas de como se tornar mais produtivo e aprender a aprender, como sugestão de leitura ou audio book gostaria de deixar o nome de um livro que me fez entender muito a impotância dos HÁBITOS, o poder do hábito de Charles Duhigg, e bora a aprender a aprender para desaprender e reaprender de uma forma inovadora!

Gostei muito colega, eu identifico que consigo aprender muito melhor quando depois de escutar e anotar a teoria, e fazer alguns questionamentos, eu gosto de praticar e depois ter feedback sobre o processo evolutivo e quando evoluo gosto de explicar o que fiz e até ensinar outras pessoas, isso me ajuda demais no processo de aprendizado. Sucesso a todos colegas do curso!