Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Mensagem: DHCP Failed. APIPA is being used

Opa! Bom dia! Estava realizado a atividade de interligar as Vlans e criar um servidor DHCP ("pool?") para automatizar a requisição de IP de modo dinâmico e estava com o mesmo problema do aluno desse tópico aqui: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-projeto-mensagem-dhcp-failed-apipa-is-being-used-355231. Inclusive agradeço ele pela organização em formular a questão de forma clara, e agradeço a turma da Alura pela eficiência em responder os tópicos. Mas antes de recorrer a solução que ele teve (usar switchport trunk allowed vlan all) e ver a vídeo aula que ele indicou, eu tive o problema resolvido de maneira bem mais fácil e queria compartilhar pra ajudar mais alguém com o mesmo problema. E claro ver se não foi só delírio meu tambem.

1- Refiz as conexões de cabos entre switches-switches e switches-roteadores. ///Não, eu não prestei atenção que eram conexões físicas diferentes (cabo cross e cabo direto respectivamente), e agora está anotado com marca texto cor arco-iris no caderno.///

2- Trunkei todas conexões entre switches.

3- Ativei todas Interfaces e sub interfaces com "no shutdown"

Em seguida a requisição automática voltou a funcionar . Espero ajudar outros alunos, pois quando eu dava o comando de "no shutdown" nem sempre o programa retornava os valores de "status on" piriri e pororo igual na vídeo aula do Lucas. Acho que por isso eu devo ter esquecido de ligar alguma delas. E não sei se foi falta de atenção minha de novo mas precisei ativar a interface que inclui as subinterfaces também. Achei que ativando as sub-interfaces não precisaria ativar a IF que "abriga" as SubIF "menores".

Enfim, espero ajudar e se quiserem fazer algum comentário sobre isso acho que agregaria conteúdo para os próximos alunos. (se já não tiver tópicos exacerbados sobre isso) (juro que li o máximo de tópicos que pude)

Obrigado Teachers! Att. Luís G.P.Prado

1 resposta
solução!

Olá, Luís! Tudo bem?

Fico muito contente que você tenha conseguido resolver o problema e ainda mais por ter compartilhado a solução com todos nós. Isso é muito valioso para a comunidade e certamente ajudará outros estudantes que possam enfrentar a mesma situação.

Sobre o que você mencionou, realmente, é importante prestar atenção no tipo de cabo que está sendo usado nas conexões entre os dispositivos, pois isso pode influenciar no funcionamento da rede. A diferença entre o cabo cross e o cabo direto é que o primeiro é usado para conectar dispositivos iguais (por exemplo, switch com switch) e o segundo é usado para conectar dispositivos diferentes (por exemplo, switch com roteador).

Quanto ao comando "no shutdown", ele é essencial para ativar as interfaces e subinterfaces. Se você não executar esse comando, a interface permanecerá desativada, mesmo que você tenha configurado corretamente todas as outras configurações. E sim, você precisa ativar tanto a interface principal quanto as subinterfaces. A interface principal precisa estar ativada para que as subinterfaces possam funcionar.

Sua contribuição é muito valiosa e agradeço por compartilhar sua experiência. Isso certamente ajudará outros estudantes que possam enfrentar a mesma situação.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software