Na aula 03 da "módulo 05. Editando placar e adicionando sons" aparecem duas funções com o mesmo nome, sendo que uma foi gerada para passar os parâmetros na própria função e a outra, podemos apenas chamá-la diretamente no draw:
1ª Função é essa:
function verificaColisaoRaquete(){
if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXbolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
2 ª Função é essa:
function verificaColisaoRaquete (x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXbolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
Nessa aula em uma parte do video da a atender que a 1ª função e da nossa raquete enquanto que a 2ª é do oponente, porém se no draw vc está chamado a funcão "verificaColisaoRaquete" passando os parâmetros de (x,y) estão não há necessidade da 2ª função.
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
Você pode comprovar isso inserindo o ponto "raquetada.play();" apenas na 2ª e o son será demonstrando para ambas as raquetes, o seguinte resultado abaixo:
function verificaColisaoRaquete (x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXbolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
Para deixar o código mais limpo:
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2;
//Variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXbolinha = 6;
let velocidadeYbolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura =90;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
// Variaveis do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente = 6;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBordas();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete,yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXbolinha;
yBolinha += velocidadeYbolinha;
}
function verificaColisaoBordas(){
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXbolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ){
velocidadeYbolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown (UP_ARROW)){
yRaquete -=10;
}
if(keyIsDown (DOWN_ARROW)){
yRaquete +=10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){ if(xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXbolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete (x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXbolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluiPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0))
rect(150,10,40,20,5)
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140,0))
rect(450,10,40,20,5)
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
}
}