Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Melhor leitura para iniciantes

Na transcrição da aula:

Encontramos a instrução: Usando a mesma lógica do evento.target.dataset.controle, no evento clicado temos o dataset.peca, então vamos passar o evento.target.dataset.peca.

Abaixo, no bloco de código passado como exemplo temos:

controle.forEach( (elemento) => {
    elemento.addEventListener('click', (evento) => {
        manipulaDados(evento.target.datasete.controle, evento.target.parentNode)
        atualizaEstatistica(evento.target.dataset.controle)
    })
})

temos o parâmetro: (evento.target.dataset.controle) sendo passado para a função atualizaEstatistica.

Na minha visão, de iniciante, isso ficou um pouco confuso. Demorou, até eu perceber o que estava acontecendo. Já que, a frase, ...usando a mesma lógica... da função passada, não fixa o aprendizado de lógica para iniciantes. Acho, que o interessante seria, nesse ponto, revisar a lógica usada. E na transcrição da aula, seria interessante, ter:

controle.forEach( (elemento) => {
    elemento.addEventListener('click', (evento) => {
        manipulaDados(evento.target.datasete.controle, evento.target.parentNode)
        atualizaEstatistica(evento.target.dataset.peca)
    })
})

Me desculpe, se isso foi um erro meu, de interpretação.

2 respostas
solução!

Olá Fernando,

Entendo que você está com dúvidas em relação à lógica utilizada na transcrição da aula e acredita que seria interessante revisar essa lógica para iniciantes. Realmente, em alguns momentos, pode ser um pouco confuso entender a lógica utilizada em programação, principalmente para quem está começando.

No caso específico que você mencionou, acredito que a sugestão que você apresentou faz sentido e pode ajudar outros estudantes que estejam passando pela mesma dificuldade. É sempre importante lembrar que, como iniciantes, estamos em constante aprendizado e é normal termos dúvidas e precisarmos de mais explicações para entender determinados conceitos.

É válido falar que está utilizando a mesma lógica do evento.target.dataset.controle pois esse é um caminho percorrido até chegar no atributo que queremos que é o controle, no caso: controle está dentro de dataset que está dentro de target que está dentro de evento, ou se ja, evento.target.dataset.controle, e isso acontece igual quando queremos o valor de peca, como: evento.target.dataset.peca

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Renan

Com certeza, o aprendizado é continuo. Eu, concordo e sugeri uma revisão nesse ponto, exatamente para ajudar outros estudantes que possam ter a mesma dificuldade que eu tive.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software