1
resposta

[Sugestão] MAO NA MASSA: METODO 70-20-10 - MAXIMIZANDO O APRENDIZADO

Prezados(as),
Boa tarde,

Segue minha sugestão da utilização do método 70-20-10 para maximização da aprendizagem, pedi para o ChatGPT organizar isso em uma tabela para eu visualizar melhor minha situação.

Prompt

Análise de Perfil de aprendizagem: Método 70-20-10

Gostaria de maximizar meu aprendizado por meio do método 70-20-10, este método é um modelo de aprendizado e desenvolvimento que foi proposto por pesquisadores e profissionais de recursos humanos para orientar a alocação de tempo e recursos em atividades de aprendizado e crescimento profissional.

Atualmente minha rotina focada na vida profissional é:

* 07hs as 13hs - Estágio como Analista de Tecnologia da Informação
* 13hs as 14 hs - Pausa para o almoço
* 14hs as 15 hs - Curso de Ingles
* 15hs as 16hs - Academia
* 16hs as 18hs - Cursos Extras e Leituras
* 19hs as 23:30 hs - Faculdade Engenharia de Computação

Analise meu perfil de aprendizado e me dê um feedback utilizando esse método.

Resultado

Análise da sua rotina atual
Sua distribuição atual (estimativa)

1. Aprendizado Formal — MUITO FORTE (~45% da rotina)

Você possui:

• Faculdade de Engenharia de Computação
  • Curso de Inglês
  • Cursos extras
  • Leituras técnicas

Isso é excelente para construção de base técnica.
Mas existe um risco claro:
Você pode estar consumindo conhecimento em uma velocidade maior do que consegue transformar em experiência prática.

Isso gera:

• sensação de “estou estudando muito mas evoluindo devagar”
  • fadiga mental
  • pouca consolidação
  • excesso de teoria fragmentada
  1. Aprendizado Experiencial — BOM, mas ainda subutilizado (~40%)

Seu estágio é o maior ativo da sua rotina.

• Tecnologia da Informação

O estágio é justamente o “70%” do modelo.
Só que existe uma diferença importante:
Trabalhar ≠ Aprender automaticamente

Você só transforma experiência em aprendizado acelerado quando faz:

• reflexão ativa
  • documentação
  • resolução consciente de problemas
  • experimentação
  • ownership de tarefas

Se você apenas executa demandas repetitivas, o ganho desacelera.

1. Aprendizado Social — Baixo (~15%)

Esse é o principal gargalo da sua rotina.
Hoje você provavelmente interage com:

• colegas do estágio
  • professores
  • colegas da faculdade

Mas talvez falte:

• mentoria técnica
  • networking estratégico
  • comunidades
  • feedback estruturado
  • participação em projetos colaborativos

E justamente os 20% sociais costumam ser o maior acelerador de carreira em tecnologia.

Seu perfil de aprendizado

Você aparenta ter um perfil:

“Alta disciplina + alta carga cognitiva”

Pontos fortes:

• consistência
  • resistência mental
  • capacidade de estudo prolongado
  • foco em longo prazo
  • organização temporal

Riscos:

• saturação mental
  • aprendizado passivo excessivo
  • baixa retenção
  • falta de descanso cognitivo
  • entrar no “modo sobrevivência”

O que eu ajustaria na sua rotina usando 70-20-10

1. Reduziria parte dos “Cursos Extras”

Hoje:

• 16h–18h = cursos + leituras

Eu transformaria parte disso em:

• projetos práticos
  • laboratório pessoal
  • portfólio
  • automações
  • GitHub
  • resolução de problemas reais

Exemplo:

• automatizar algo do estágio
  • criar APIs
  • montar homelab
  • desenvolver ferramentas úteis
  • participar de open source

Porque:

Em tecnologia, experiência aplicada vale mais que volume de conteúdo consumido.

Como ficaria um modelo mais alinhado ao 70-20-10
70% — Experiência prática

Você já tem:

estágio

Mas eu adicionaria:

• projetos próprios
  • freelas pequenos
  • desafios reais
  • construção de portfólio

Objetivo:
Transformar teoria em competência operacional.

20% — Aprendizado social
Aqui está o maior ganho potencial.

Sugestões:

• participar de comunidades tech
  • usar GitHub ativamente
  • entrar em grupos de engenharia/software
  • procurar mentorias
  • pedir feedback no estágio
  • discutir arquitetura/sistemas com colegas
  • participar de eventos universitários

Entender como profissionais experientes pensam acelera muito mais do que consumir mais cursos.

10% — Aprendizado formal

Você já está MUITO acima da média aqui.

Engenharia de Computação

Na prática:

sua faculdade + inglês já suprem boa parte dessa camada
cursos extras devem complementar lacunas específicas, não ocupar grande parte da rotina diariamente

1 resposta

Olá, Luiz Fernando. Como vai?

Excelente contribuição para o fórum! Trazer o resultado estruturado da análise do ChatGPT sobre a sua rotina com base no modelo 70-20-10 é de um valor gigantesco para toda a comunidade. O seu post serve como um "espelho" para muitos estudantes de tecnologia que, por terem muita disciplina, acabam caindo na armadilha de inflar a carga horária de estudos teóricos e sofrem com a fadiga mental.

O diagnóstico que a IA gerou para o seu perfil foi cirúrgico, especialmente ao identificar que você possui uma rotina de alta performance (Estágio + Inglês + Faculdade de Engenharia + Cursos), mas que corre o risco de sofrer com o "excesso de teoria fragmentada".

Para agregar ainda mais valor à sua postagem e ajudar os colegas a visualizarem o peso real do modelo 70-20-10, vamos destrinchar como essa metodologia se aplica perfeitamente à carreira de tecnologia e como você pode fazer essa transição na prática.

Entendendo as Proporções do Modelo 70-20-10

O modelo criado por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo defende que o aprendizado verdadeiramente eficiente é distribuído em três frentes:

• 70% — Aprendizado Experiencial (Na prática): É o aprender fazendo (learning by doing). Envolve resolver bugs reais no estágio, quebrar o código, criar projetos do zero e errar.
  • 20% — Aprendizado Social (Com os outros): Troca de experiências, feedbacks, mentorias, revisões de código (Code Reviews) e conversas com profissionais mais experientes.
  • 10% — Aprendizado Formal (Cursos e Acadêmico): Livros, faculdade, certificações e aulas tradicionais. É a base teórica e o direcionamento.

Como aplicar os conselhos da IA na sua rotina (Sem perder o foco)

A sugestão da IA de mexer no bloco das 16h às 18h foi genial. Como você já tem a faculdade à noite para cobrir a base teórica pesada de Engenharia (cálculos, física, arquitetura de computadores), usar o fim da tarde para "cursos extras textuais" pode ser redundante.

Aqui estão três sugestões práticas de como refazer esse bloco de 2 horas para equilibrar o seu 70-20-10:

1. A Regra do Projeto Real (Foco no 70%): Em vez de assistir a mais uma videoaula passivamente, use 1 hora desse bloco para construir um projeto autoral focado nas tecnologias do seu estágio ou da faculdade. Suba tudo para o GitHub. Se no estágio você mexe com banco de dados, crie uma API própria que simule um sistema real. Transforme o consumo de conteúdo em produção de código.
  2. Abordagem Social Leve (Foco no 20%): Use os 30 minutos finais dessas leituras para entrar em comunidades de desenvolvedores (Discord, fóruns de projetos Open Source ou o próprio fórum da Alura). Leia as dúvidas de outras pessoas e tente responder, ou compartilhe as dificuldades que você teve no seu projeto do GitHub. Ensinar e debater acelera o aprendizado de forma absurda.
  3. Reflexão Ativa no Estágio: No seu horário das 7h às 13h, tente documentar em um bloco de notas pessoal os problemas mais difíceis que você resolveu ou viu a equipe resolver. Entender o porquê uma solução foi adotada no ambiente corporativo é o que diferencia um executor de tarefas de um engenheiro analítico.

Parabéns pela iniciativa de mapear a sua rotina e compartilhar esse estudo de caso tão rico com a gente. Com certeza vai ajudar muitos estudantes a recalcularem a rota e focarem mais em portfólio e networking!

Espero que possa ter lhe ajudado!