Autoavaliação – Aprendizagem Autônoma
Pontos Fortes
- Gosto de fazer resumos e anotações organizadas, o que ajuda a reter melhor o conteúdo.
Pontos Fracos
- Distrações frequentes, principalmente com celular ou redes sociais.
- Procrastinação: dificuldade em começar ou finalizar as tarefas no prazo.
Reflexão sobre estratégias
O que já funciona bem para mim:
- Dividir o conteúdo em partes menores facilita o entendimento.
- Assistir a vídeos explicativos ajuda a visualizar melhor o conteúdo.
O que quero melhorar ou testar:
- Criar um caderno ou fichário específico por tema, para deixar tudo mais organizado.
- Fazer exercícios de memorização, como flashcards ou quizzes.
Plano de ação detalhado
| Meta | Prazo | Estratégia |
| Reduzir distrações | 1 semana | Estudar com o celular fora do alcance + técnica Pomodoro |
| Evitar procrastinação | 2 semanas | Criar rotina de estudo com horários fixos |
| Aprimorar organização | 3 semanas | Montar fichário por tema e resumos visuais |
| Melhorar memorização | 1 mês | Praticar com flashcards 3x por semana |
Acompanhamento
- Tire 10 min no fim de cada semana pra refletir:
- O que funcionou?
- O que ainda está difícil?
- O que posso ajustar?
Diário de Progresso – Aprendizagem Autônoma
| Semana | Meta da semana | O que consegui fazer | Dificuldades encontradas | O que vou melhorar |
| Ex: 1 | Estudar com menos distrações | Estudei 5 dias sem celular | Ainda procrastinei em 2 dias | Colocar alarme para começar a estudar |
| Ex: 2 | Organizar resumos por tema | Criei fichário de 2 matérias | Me confundi nos títulos | Padronizar os nomes e usar cores |
| Ex: 3 | Praticar memorização | Fiz flashcards de História | Esqueci de revisar | Marcar revisão todo sábado |
| Ex: 4 | Melhorar rotina | Estudei sempre no mesmo horário | Domingo não consegui | Adaptar horários nos fins de semana |
Dicas para usar a tabelinha:
- Preencha no fim de cada semana (pode ser sexta ou domingo).
- Seja honesta e gentil consigo mesma — o progresso é aos poucos!
- Use emojis ou adesivos se quiser deixar mais divertido