// Inicialização das variáveis
let chute;
let tentativas = 1;
// Supondo que o número secreto seja gerado aleatoriamente
const numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 100) + 1; // Número entre 1 e 100
// Função principal do jogo
while (true) {
// Solicita ao usuário um palpite
chute = parseInt(prompt("Digite seu palpite (entre 1 e 100):"));
// Verifica se o chute é igual ao número secreto
if (chute === numeroSecreto) {
alert(`Parabéns! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} em ${tentativas} tentativas.`);
break; // Sai do loop quando o número é descoberto
}
// Dá uma dica ao jogador
if (chute > numeroSecreto) {
alert(`O número secreto é menor que ${chute}. Tente novamente.`);
} else {
alert(`O número secreto é maior que ${chute}. Tente novamente.`);
}
// Incrementa o número de tentativas
tentativas++;
}
Agora, imagine que você está jogando esse jogo com seu amigo e a cada vez que você chutar um número, ele vai anotando quantas tentativas você fez. Isso é exatamente o que o programa vai fazer - ele vai contar quantas tentativas você fez até acertar o número secreto.
Então, sempre que você chutar um número errado, o programa vai incrementar o contador de tentativas em 1. E quando você finalmente acertar o número secreto, o programa vai te mostrar quantas tentativas você fez no total.
Essa contagem de tentativas é como se fosse um placar do jogo, que mostra o seu desempenho. Quanto menos tentativas você fizer, melhor será o seu resultado.