Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Localizar pasta onde estão os volumes no Windows WSL2

Não estava encontrando de maneira alguma o diretório onde os volumes estavam. Ao digitar:

$ docker volume inspect meu-volume

o seguinte caminho era mostrado:

"Mountpoint": "/var/lib/docker/volumes/meu-volume/_data".

Mas não encontrei de forma alguma. Então continuei procurando e me deparei com a seguinte Issue.

Lendo os comentário, mesmo não estando exatamente onde indicavam peguei algumas dicas e descobri que na verdade o docker está guardando as informações em

\\$wsl\docker-desktop-data\.

Ai nesse diretório encontrei a pasta com os volumes em:

\\wsl$\docker-desktop-data\data\docker\volumes.

É isso, espero que essa informação ajude quem tiver passando por esse mesmo problema.

3 respostas
solução!

Oi, Rodrigo. Tudo bem?

Isso acontece pois o Docker no Windows é uma adaptação que foi possibilitada depois do WSL. O WSL monta o caminho que o docker usa por padrão nesses diretórios que você mencionou para que diversas distribuições Linux no WSL possam acessar os volumes do docker. Então com o Docker foi pensado para Linux, os comando do inspect vai retornar o endereço que o volume estaria armazenado no linux, mas esse endereço está montado no sistema de arquivo do windows.

Se você rodar wsl -l no Terminal do Windows enquanto Docker Desktop está em execução, você poderá ver que esses docker-desktop e docker-desktop-data são criados também como distribuições linux para que possam rodar o daemon do docker (que é de fato o "executável" do docker).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeE os caminhos que você citou são justamente os pontos de montagem dessas distribuições no Windows.

De fato é confuso, pois o processo de rodar um kernel dentro do outro é complexo, mas espero que tenha ajudado a entender de alguma forma.

Bons estudos!

Rodrigo, com qual comando é possível navegar entre as pastas no wsl?

Obrigado Vitor Almeida pela sugestão, não sabia disso.

Olá Gustavo, ao entrar pelo terminal basta utilizar os comandos linux para navegação de pastas, como o cd (Change Directory) por exemplo.