1
resposta

[Sugestão] Live reload com nodemon

Uma dica valiosa para otimizar o processo de desenvolvimento ao evitar a repetição do comando go run main.go é utilizar uma ferramenta chamada Nodemon. Veja como configurá-lo:

Passo 1: Instalação do Nodemon Primeiramente, assegure-se de ter o Node.js instalado em seu sistema. Depois, instale o Nodemon globalmente com o comando:

npm install -g nodemon

Passo 2: Execução do Servidor Web com Nodemon Após a instalação, você pode rodar o servidor web de forma mais eficiente. Utilize o seguinte comando:

nodemon --exec go run main.go --signal SIGTERM

Agora, sempre que você efetuar modificações em qualquer arquivo do projeto e salvá-lo, o Nodemon reiniciará automaticamente o servidor.

Importante: Certifique-se de ter o Node instalado para poder adquirir o Nodemon.

1 resposta

Olá, Thácio!

Muito obrigada pela sua sugestão. Realmente, o uso do Nodemon pode ser uma ótima maneira de otimizar o processo de desenvolvimento, especialmente quando estamos trabalhando com linguagens como Node.js.

No entanto, vale lembrar que o curso em questão está focado na linguagem Go e, embora seja possível utilizar o Nodemon para reiniciar automaticamente o servidor ao salvar os arquivos, essa não é uma prática comum na comunidade Go.

Na verdade, a linguagem Go é conhecida por sua rápida compilação e execução, o que muitas vezes torna desnecessário o uso de ferramentas de recarregamento ao vivo como o Nodemon. Além disso, o uso do Nodemon adiciona uma dependência de Node.js ao projeto, o que pode não ser ideal em todos os casos.

Dito isto, sua sugestão pode ser útil para estudantes que estão acostumados a trabalhar com o Nodemon e preferem usar uma ferramenta de recarregamento ao vivo. Apenas é importante lembrar que isso não é uma prática padrão na comunidade Go e que o curso não abordará o uso do Nodemon.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software