1
resposta

[Sugestão] LInks entre containers docker

Nesta aula do curso de API REST com GOLANG o instrutor mostra como encontrar o IP do container postgres para que seja possível conectar através do container pgadmin-compose.

Sugiro que atualize o texto da aula para informar ao aluno que ele pode conectar apenas usando o nome do container declarado na secção services do arquivo docker-composer.yml, já que o docker internamente resolve os nomes devido o container pgadmin-compose depender do container postgres.

Versão docker utilizada 20.10.12 em linux x64 Versão docker-compose 1.29.2

1 resposta

Olá, Paline!

Agradeço por compartilhar sua sugestão em relação ao texto da aula no curso de API REST com GOLANG. É sempre importante fornecer feedbacks para melhorar o conteúdo e facilitar o aprendizado dos estudantes.

Sua sugestão é muito válida e pode ser uma alternativa interessante para conectar o container pgadmin-compose ao container postgres. Ao invés de utilizar o IP do container postgres, é possível utilizar o nome do container declarado na seção services do arquivo docker-compose.yml. Isso ocorre porque o Docker internamente resolve os nomes dos containers, o que permite a comunicação entre eles.

Por exemplo, se o nome do serviço do container postgres for "postgres", você pode utilizar esse nome como host no pgAdmin, ao invés do IP. Ficaria assim:

Host name/address: postgres

Essa é uma forma prática e eficiente de realizar a conexão entre os containers.

Espero que essa sugestão seja útil para você e para outros estudantes que estejam passando pela mesma situação. Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição para ajudar.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software