Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] LIDANDO COM EMOÇÕES

Em situações desafiadoras, como ao fazer uma apresentação ou ser avaliada, a ansiedade se torna uma companheira indesejada. Essa emoção se manifesta em mim de várias maneiras: minha voz tende a tremer, sinto um cansaço súbito e, em momentos críticos, fico propensa a esquecer informações importantes. Tudo isso afeta minha confiança e a clareza na comunicação.

Para lidar com essa ansiedade, adotei algumas estratégias que têm se mostrado eficazes. A primeira delas é a respiração. Sempre que sinto a ansiedade aumentando, fecho os olhos e respiro lentamente: inspiro contando até quatro, seguro por dois segundos e expiro contando até quatro novamente. Essa prática simples ajuda a acalmar meu corpo e minha mente, proporcionando um momento de clareza antes de falar.

Além disso, ouvir uma boa música tem sido uma ferramenta poderosa para relaxar. Criei uma playlist com canções que me trazem calma e motivação. Ao escutar essas músicas antes de me apresentar, consigo transformar a energia nervosa em um sentimento mais positivo e confiante.

Implementando essas estratégias, percebo que, ao enfrentar a ansiedade, minha comunicação se torna mais fluida e segura. Com a respiração controlada e a mente mais tranquila, consigo articular minhas ideias com mais clareza, evitando que a ansiedade me domine. Essa conscientização sobre minhas emoções e as técnicas que utilizo não apenas melhoram meu desempenho, mas também ajudam a preservar minha confiança em situações desafiadoras.

2 respostas
solução!

Olá, Maria! Tudo bem?

Que legal ver que você está ativamente buscando formas de lidar com a ansiedade em situações desafiadoras! É isso aí!

Além das estratégias que você já está usando, talvez você possa considerar algumas outras abordagens que também podem ajudar. Por exemplo, a prática de visualização positiva pode ser uma ferramenta poderosa. Antes de uma apresentação, tente imaginar-se falando de forma clara e confiante, com a audiência respondendo positivamente. Isso pode ajudar a criar uma mentalidade mais positiva.

Outra técnica que pode ser útil é a preparação antecipada. Ensaiar suas apresentações em voz alta, talvez na frente de um espelho ou gravando-se, pode aumentar sua confiança e reduzir a ansiedade, pois você se sentirá mais familiarizada com o conteúdo. Que tal?

E, claro, não subestime o poder de uma boa noite de sono e de manter uma alimentação equilibrada, pois ambos podem influenciar significativamente seu estado emocional e físico.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida me fale!

Abraços e até breve!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Solucionado.