1
resposta

[Sugestão] Lidando com emoções

Sou uma pessoa que naturalmente sou emotiva e por isso eu evito discussões. Porém quando isso acontece muitas vezes acabo falando coisas ruins por impulso, assim como também não consigo ouvir críticas, fico muito fragilizada a isso. Então como uma forma de defesa eu evito situações ruins.

1 resposta

Olá Cleide,

Entendo como pode ser desafiador lidar com emoções intensas em momentos de discussão ou ao receber críticas. É ótimo que você esteja buscando maneiras de lidar com isso de forma mais assertiva. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Identificação das Emoções: O primeiro passo é reconhecer quais emoções você está sentindo. Pode ser útil nomear essas emoções, como raiva, frustração ou tristeza. Isso ajuda a criar uma distância entre você e a emoção, tornando mais fácil lidar com ela.

2. Respiração e Pausa: Quando perceber que está começando a se sentir sobrecarregada, tente fazer uma pausa e respirar profundamente algumas vezes. Isso pode ajudar a acalmar sua mente e dar-lhe um momento para pensar antes de reagir impulsivamente.

3. Comunicação Assertiva: Tente expressar seus sentimentos de forma clara e calma. Por exemplo, em vez de dizer algo no calor do momento, você pode tentar: "Eu me sinto [emoção] quando [situação], e gostaria de [solução ou necessidade]."

4. Aceitação de Críticas: Lembre-se de que críticas nem sempre são ataques pessoais. Tente ouvir ativamente e considerar se há algo construtivo na crítica. Pode ser útil agradecer pela crítica e refletir sobre ela antes de responder.

5. Prática Regular: Como qualquer habilidade, a comunicação assertiva melhora com a prática. Tente aplicar essas estratégias em situações menos desafiadoras primeiro, para que se tornem mais naturais quando você realmente precisar delas.

Espero ter ajudado e bons estudos!