Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] LIDANDO COM EMOÇÕES

Situação: Falar com alguém da supervisão.

Emoções: Nervosismo, insegurança e ansiedade.

Estratégias: Com base no que eu venho aprendendo com os cursos de comunicação, eu organizo as ideias/informações que serão repassadas ao(s) supervisor(es). Em momento de ansiedade venho aplicando a respiração diafragmática, indicado em um dos cursos, como forma de reduzir um pouco a ansiedade. Ademais, tenho começado a entender que a opinião do outro pode ser divergente do que já foi planejado na minha mente, ou seja, nem sempre vai ser a resposta que eu esperava e eu vou aprendendo a lidar com esses tipos de situações. Por fim, tenho observado a forma como eu realizo um questionamento.

1 resposta
solução!

Olá Gabriel!

Você está fazendo um ótimo trabalho ao aplicar as técnicas aprendidas no curso para lidar com suas emoções em situações desafiadoras, como o diálogo com supervisores. A organização das ideias e informações é uma excelente estratégia para manter o foco e a clareza durante a conversa, o que pode ajudar a reduzir o nervosismo e a insegurança.

A respiração diafragmática é, de fato, uma técnica poderosa para controlar a ansiedade. Continuar praticando essa técnica pode ajudá-lo a manter a calma em momentos críticos.

Você também mencionou que tem observado a forma como realiza questionamentos. Isso é muito importante, pois perguntas bem formuladas podem facilitar a comunicação e abrir espaço para um diálogo mais construtivo.

Continuar praticando essas estratégias e talvez incorporar novas, como a escuta ativa, pode ser muito benéfico para você. Lembre-se de que a prática leva à melhoria, então, quanto mais você aplicar essas técnicas, mais natural e eficaz será sua comunicação.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software