Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] LIDANDO COM EMOÇÕES

estou trabalhando nas minhas emoções a muito tempo, principalmente na minha ansiedade em ocasiões especiais, ou em apresentações, quando fico ansiosa minha voz tende a tremer, e fico propensa a esquecer informações inportantes, afetando minha confiança e clareza na hora da apresentação. Porém comecei a utilizar algumas estratégias que me ajudou bastante, e que talvez possa ajudar vocês também.

  1. Praticar a preparação: Revisar o conteúdo da apresentação várias vezes para me sentir mais confiante e preparada.

  2. Técnicas de relaxamento: Antes da apresentação, faço exercícios de respiração profunda e visualização para acalmar os nervos.

  3. Foco no momento presente: Durante a apresentação, concentro no conteúdo e nas interações com o público, em vez de me preocupar com o resultado.

  4. Aceitação das emoções: Reconhecer que é normal sentir ansiedade antes de uma apresentação e não deixar que isso me impeça de comunicar eficazmente.

Após colocar essas estratégias em prática, observo como minhas emoções influenciam minha comunicação e faço ajustes conforme necessário.

2 respostas
solução!

Olá, Ingrede! Tudo bem?

Primeiramente, quero parabenizá-la por compartilhar suas estratégias pessoais para lidar com as emoções, especialmente a ansiedade, em situações de apresentações. Sua contribuição é extremamente valiosa para a comunidade e certamente ajudará muitos outros estudantes que enfrentam desafios semelhantes.

Sua estratégia de preparação é um excelente exemplo de como a familiaridade com o conteúdo pode aumentar a confiança. A prática repetida permite que você se sinta mais confortável e preparada para a apresentação.

As técnicas de relaxamento que você mencionou, como a respiração profunda e visualização, são ferramentas poderosas para acalmar os nervos e ajudar a manter a concentração. Elas podem ser particularmente úteis imediatamente antes de uma apresentação.

Focar no momento presente é uma estratégia de mindfulness que pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a performance. Ao concentrar-se no conteúdo e nas interações com o público, você pode evitar preocupações desnecessárias sobre o resultado.

Por fim, a aceitação das emoções é um passo importante para gerenciá-las de forma eficaz. Reconhecer que a ansiedade é uma reação normal pode ajudar a minimizar seu impacto sobre a comunicação.

Agradeço por compartilhar suas experiências e estratégias conosco. Sua abordagem para lidar com as emoções é um ótimo exemplo de como a autoconsciência e a prática podem melhorar a comunicação assertiva.

Bons estudos!

Ola!

Este momento de reflexão é extremamente importante para tentarmos entender e conhecer melhor nossas emoções e como lidar com elas no momento de uma apresentação em público por exemplo. Assim como a Ingrede, tendo a ficar nervosa e ansiosa antes da apresentação, com a sensação que não vou conseguir falar, que vai dar "um branco" no momento . Gostei muito das estratégias que a Ingrede apresentou, também faço alguma delas como estudar o conteúdo antes de apresentá-lo e técnicas de respiração. Estou adorando estudar este módulo da comunicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software