Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] jogo Qual a idade de Nelsinho

ate agora meu codigo ficou assim:

print(26 * "*")
print("Qual a idade do Nelsinho?")
print(26 * "*")

Idade_do_Nelsinho = 26 
total_de_tentativas = 5
rodada = 1

while(rodada <= total_de_tentativas):

print("tentativa {} de {}". format(rodada, total_de_tentativas) )
    palpite_str = input("Digite seu palpite: ")

print("Você digitou: ", palpite_str)

palpite = int(palpite_str)

acertou = palpite == Idade_do_Nelsinho
    maior   = palpite > Idade_do_Nelsinho
    menor   = palpite < Idade_do_Nelsinho

if acertou:
        print("Você acertou! Nelsinho tem 26 anos")
        break
    else:    
        if maior:
            print("Você errou! Nelsinho não tem", palpite, "anos, ele não é tão velho assim kkkkk")
        elif menor:
            print("Você errou!  Nelsinho não tem", palpite, "anos, ele não é tão jovem...")

rodada = rodada + 1

print("Fim do jogo!")

eu gostei kkkk mas se alguém tiver alguma ideia de como posso melhorar ainda mais meu codigo ficarei grato, boas ideias sempre são bem vindas

2 respostas
solução!

Olá, Henrique! Como vai?

Fico feliz que você esteja se divertindo enquanto aprende Python. Seu código está bem estruturado, mas tenho algumas sugestões que podem torná-lo ainda melhor.

1 - Uso da função range no loop: A função range é muito útil em Python para criar sequências numéricas, e pode ser usada para controlar o número de rodadas. Isso torna o código mais Pythonic (mais alinhado com as convenções de estilo e estrutura da linguagem Python). Aqui está como você pode fazer isso:

for rodada in range(1, total_de_tentativas + 1):
    ...

Agora, você não precisa incrementar a rodada manualmente, a função range fará isso por você.

2 - Uso de f-strings para formatação de string: As f-strings são uma maneira moderna e preferida de formatar strings em Python 3.6 e versões posteriores. Elas tornam o código mais limpo e fácil de ler. Aqui está um exemplo de como usar f-strings no seu código:

print(f"tentativa {rodada} de {total_de_tentativas}")

Espero que essas sugestões te ajudem a melhorar ainda mais o seu código. Continue se divertindo e aprendendo!

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

obrigado pelas dicas, vou colocar em prática no meu código S2