Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Sugestão] Janela de Johari

1. Área aberta (Eu sei e os outros também sabem)
No filme:
a. Todos sabiam que Bertie era gago.
b. Ele mesmo reconhecia sua dificuldade ao falar em público.
c. Sua postura rígida e tímida era visível para todos
Obs: Essa parte representa aquilo que está claro e não é segredo, tanto para ele quanto para os demais.

2. Área Cega (Eu não sei, mas os outros sabem)
No filme:
a. Bertie não percebia a dimensão de como sua gagueira transmitia insegurança ao povo.
b. Ele não tinha plena consciência do quanto a falta de autoconfiança afetava sua imagem como futuro rei.

3. Área Oculta (Eu sei, mas os outros não sabem)
No filme:
a. Bertie carregava traumas da infância (tratamento cruel do pai, bullying do irmão, métodos dolorosos contra a gagueira).
b. Também escondia seus medos e inseguranças de ser rei, principalmente quando não acreditava estar preparado.

Obs: Aos poucos, na relação com Lionel( Fonoaudiólogo) , ele foi revelando essas feridas emocionais, diminuindo a área oculta.

4. Área Desconhecida (Nem eu sei, nem os outros sabem)
• O que é: partes do inconsciente, talentos ou bloqueios ainda não revelados.

No filme:
a. O próprio Bertie não imaginava que poderia superar sua limitação e se tornar um bom orador.
b. Lionel também não sabia até onde Bertie poderia chegar.
Obs: Esse potencial foi descoberto no processo de autoconhecimento, terapia e confiança, revelando uma nova capacidade do rei.

Conclusão: O filme mostra perfeitamente como o processo de autoconhecimento e feedback vai diminuindo a área cega e a área oculta, expandindo a área aberta. Ao final, o rei encontra forças na área desconhecida, transformando-se em alguém capaz de conduzir seu povo com confiança durante a guerra.

1 resposta

Oi, Erika. Tudo bem com você?

Sua análise do filme aplicando a Janela de Johari é excelente. Você conseguiu identificar e descrever claramente cada uma das quatro áreas, usando exemplos concretos do filme. É ótimo ver como você usou a história para ilustrar os conceitos da atividade.

Essa reflexão mostra que você está se aprofundando nos conceitos de autoconhecimento e percepção. A forma como você conectou a jornada do personagem à diminuição das áreas cega e oculta demonstra sua capacidade de fazer associações importantes.

A janela de Johari é uma ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Para continuar seu crescimento, explore como a área aberta se expande por meio do feedback dos outros e de sua própria auto-revelação.

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!