1
resposta

[Sugestão] Já ouviu falar de Nudge?

Eu aprendi sobre esse conceito em um livro chamado: Nudge: O Empurrão para a escolha certa - Cass Sunstein e Richard Thaler.

Nudge é um conceito da economia comportamental que significa “empurrãozinho”.

Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de maneira previsível, sem proibir opções nem alterar significativamente os incentivos econômicos. Em outras palavras, é uma forma sutil de influenciar decisões, respeitando a liberdade de escolha.

Por exemplo: Colocar frutas à altura dos olhos e doces em prateleiras mais baixas aumenta o consumo de frutas.

1 resposta

Oi, Pablo!

Que contribuição valiosa — e que ótimo ver essa ponte entre o conteúdo do curso e o que você tem explorado nos livros.

O conceito de Nudge realmente é fascinante! E o exemplo que você trouxe é perfeito pra mostrar como pequenos ajustes no ambiente podem influenciar escolhas de forma sutil, mas muito eficaz — sem imposição, só direcionando.

Esse tipo de estratégia casa muito bem com o neuromarketing, porque trabalha justamente com os atalhos mentais e padrões de comportamento que a gente às vezes nem percebe. E o melhor: respeita o livre-arbítrio, apenas ajuda a tomar decisões mais conscientes ou benéficas.

Se alguém estiver buscando um jeito mais ético e eficiente de aplicar persuasão no marketing, estudar Nudge com certeza é um ótimo caminho. Obrigada por trazer essa dica pra roda!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!