1
resposta

[Sugestão] Intervalos fornecidos pela Biblioteca Prophet

Ola´, tudo bem?

Posso estar errado na minha interpretação, mas gostaria de indicar aqui para destacar isto (caso esteja certo) ou receber uma correção (caso esteja errado), mas durante a aula '04 Explorando os resultados da previsão' é dito que as linhas superiores e inferiores do modelo gerado pela biblioteca Prophet eram os intervalos de confiança (da estatística frequentista) e não os intervalos de incerteza/de credibilidade do modelo (da estatítica bayesiana), o que me soou errado conceitualmente, dado que pelo que eu entendi da biblioteca Prophet, ela utiliza métodos da estatística bayesiana e não frequentista para a construção de seus modelos. Achei importante destacar aqui, pois em outros cursos da Alura esses conceitos são explorados e pode causar confusão para os alunos.

1 resposta

Olá! Como vai?

De fato o Prophet é um modelo que utiliza séries temporais bayesianas.

Para constatar esse fato, basta observar que o Prophet usa o Stan como seu mecanismo de otimização para ajustar o modelo e calcular intervalos de incerteza. E ao analisarmos o Stan, percebemos que ele realiza a otimização pelo método de Maximum a Posteriori (MAP), um método estatístico usado em inferência bayesiana.

Dessa maneira, citar o intervalo como um intervalo de credibilidade é tecnicamente mais correto.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alguns materiais estão em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado