EDIÇÃO: [referência: Aula 02, "Explorando dados numéricos", seção 06, "Invesigando relações entre variáveis".]
Prezados, entendo que a apresentação dos dados nos scatterplots possui algumas inconsistências. Tentei encaminhar como "sugerir alteração" mas o campo comporta poucos caracteres.
A questão é que são inferidas relações entre número de pontos e relacionamento das variáveis x e y que não são, a rigor, procedentes - quando se analisa a quantidade de pontos nos extremos dos gráficos, o que se pode trazer de informações é que as temperaturas/sensações térmicas/umidades/velocidades do vento nesses extremos são pouco frequentes (eixo x), e não sobre a relação entre essas variáveis e a contagem de bicicletas (eixo y) - essa relação adviria da posição dos pontos, e não se sua quantidade.
Exemplifico abaixo, com um excerto da transcrição da aula:
"Acreditamos que não, pois se fosse algo linear, quanto maior fosse a temperatura, maior seria a contagem de bicicletas, ou seja, maior seria a quantidade de pontos vermelhos no canto superior direito do gráfico, e não é isso que acontece.
Quando a temperatura está muito baixa, temos pouca quantidade de bicicletas, isto é, pouca contagem. Conforme a temperatura aumenta, temos algo muito parecido no centro do gráfico, e quando chegamos em temperaturas entre 25 e 35, temos poucos pontos vermelhos."
A rigor, não é correto afirmar que "se fosse algo linear, quanto maior fosse a temperatura, maior seria a contagem de bicicletas, ou seja, maior seria a quantidade de pontos vermelhos no canto superior direito do gráfico": o número de pontos no canto direito do gráfico é limitado pelo número de observações em que faz calor. Isso fica mais evidente em "quando chegamos em temperaturas entre 25 e 35, temos poucos pontos vermelhos" - nesse caso, o número de pontos vermelhos indica apenas o número de horários em que se observaram temperaturas entre 25 e 35 graus.
É óbvio, pelos gráficos, que não há relação linear clara, mas isso não pode ser depreendido pelo número de observações ter diminuído "à direita".
Há na aula alguma confusão entre número de pontos e contagem de bicicletas, a meu ver isso poderia ser melhorado.