Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] IAS

Existem diferentes tipos de chatbots, sendo os mais proeminentes os que utilizam inteligência artificial e os que operam de forma manual. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um exemplo amplamente conhecido de chatbot com IA que pode ser testado gratuitamente. Ele se destaca pela sua capacidade de compreender e gerar texto de forma complexa, permitindo interações mais fluidas e abrangentes com os usuários sobre uma vasta gama de tópicos.

Em contraste, os chatbots manuais, como a BIA do Bradesco, são programados para responder a um conjunto específico e limitado de perguntas. No caso da BIA, suas funcionalidades são restritas a questões financeiras e serviços bancários exclusivos para os clientes do Bradesco. Essa distinção ilustra como a tecnologia de chatbots pode ser aplicada tanto para interações gerais e adaptativas, impulsionadas por IA, quanto para funções mais direcionadas e pré-definidas, focadas em necessidades específicas de um setor ou empresa.

1 resposta
solução!

Olá, Julia, como vai?

Um ponto interessante que você destacou é a diferença de escopo e capacidade de adaptação entre eles.

O ChatGPT, por exemplo, consegue interpretar perguntas de diferentes formas e gerar respostas mais contextuais, justamente por usar modelos de linguagem baseados em IA. Já a BIA, do Bradesco, segue um fluxo mais fechado, com respostas baseadas em regras pré-programadas. Um exemplo prático seria: enquanto o ChatGPT consegue responder perguntas como "Me explique o que é UX Writing", a BIA só responderia algo como "Como consultar meu saldo?" ou "Qual o limite do meu cartão?".

Essa comparação ajuda bastante na compreensão de como as empresas escolhem o tipo de chatbot dependendo do objetivo de atendimento.

Fique a vontade para continuar compartilhando aqui no fórum, estamos a disposição quando precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!