1
resposta

[Sugestão] iac aws

Neste treinamento, todas as barreiras foram superadas e eu continuei a minha jornada com Terraform e Kubernetes na Infraestrutura como Código (IaC). Foi uma experiência incrível!

Eu aprendi a criar uma infraestrutura do zero usando o Kubernetes para executar minha aplicação, além de descobrir como criar e configurar um cluster do Kubernetes de maneira automatizada. Também tive a oportunidade de trabalhar com dois provedores de recursos: AWS, para o provisionamento da infraestrutura, e Kubernetes, para gerenciar a execução da minha aplicação no cluster. Isso me deu uma compreensão muito mais profunda de como os diferentes serviços podem interagir de forma automatizada.

Foi muito legal ver como o Kubernetes gerenciou o Load Balancer que criamos, permitindo que nossa aplicação fosse acessada de forma segura e eficiente. Colocar minha aplicação dentro desse novo cluster, sabendo que tudo estava sendo orquestrado de forma escalável e resiliente, me deixou muito confiante sobre como podemos automatizar toda a parte de infraestrutura em projetos reais.

Eu realmente consegui entender como a Infraestrutura como Código funciona na prática, desde a criação de recursos no Terraform até o gerenciamento e orquestração da aplicação com Kubernetes. Essa jornada me trouxe muitas habilidades e me fez perceber como a automação pode melhorar muito a forma como gerenciamos a infraestrutura.

Agora, com tudo isso, eu me sinto muito mais preparado para enfrentar novos desafios. Eu vou mostrar os trechos de código que desenvolvi e marcar a Alura nas redes sociais com a hashtag #AluraIaC. Agora é hora de celebrar essa conquista!

Estou muito satisfeito com o que aprendi e com a experiência que adquiri. Vou pegar meu certificado e, com certeza, continuar aplicando esse conhecimento para aprimorar minha prática com Infraestrutura como Código.

1 resposta

Oi, Ubirajara! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Parabéns por concluir o projeto! Gostei muito de como você destacou o aprendizado sobre a integração entre Terraform, AWS e Kubernetes, além do uso do Load Balancer. Sua percepção sobre a automação e escalabilidade mostra que você assimilou bem os conceitos do curso.

Continue celebrando essa conquista e aplicando o que aprendeu em novos projetos.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!