1
resposta

[Sugestão] Forma mais facil de usar o php.ini no curso PHP Xdebug: ferramenta de debug e profiling

Pessoal, como uso o Vs Code, e queria usar o php built server, e estava tendo dificuldades de fazer funcionar o php.ini na minha maquina, existe um jeito mais facil:

Em https://www.php.net/manual/en/features.commandline.webserver.php

In order to set project specific configuration options, simply add a php.ini file to your project, and then run the built-in server with this flag:

php -S localhost:8000 -c php.ini

Podemos criar um arquivo php.ini no projeto do curso, e em seguida ir adicionando os parametros que o instrutor vai explicando: Exemplo na pasta root do projeto do curso, criei o php.ini, e dentro do mesmo adicionei por exemplo: xdebug.dump.SERVER=*

e rodando o comando no terminal: php -S localhost:8000 -c php.ini

e em seguida abrindo no browser o file .php que o instrutor está explicando: http://localhost:8000/erro.php

Aí conseguimos acompanhar mais facil o curso, sem alterar no php.ini nativo da maquina, assim a gente só extende as configurações apenas para o projeto do curso, mas é necessario que vc tenho o xdebug na sua maquina.

Obs.: Usei o php 8.2

1 resposta

Olá Dev!

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

Obrigada por compartilhar sua sugestão sobre a forma mais fácil de usar o php.ini . É uma ótima ideia criar um arquivo php.ini no projeto do curso para adicionar os parâmetros necessários.

Essa abordagem é interessante, pois você estará estendendo as configurações apenas para o projeto do curso, sem alterar o php.ini nativo da sua máquina. Assim, você evita possíveis conflitos com outras configurações.

Abraços e até mais!