Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Ficou assim o meu...

<meta charset="UTF-8">

<script>

    function pulaLinha(){
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase){
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

        function sorteiaNumero(numero){

            return Math.round(Math.random() + numero);
        }

    var numeroDigitado = sorteiaNumero(10);

    var numeroTentativas = 1;

    while(numeroTentativas <=3) {

        var jogue = prompt("Digite um Numero")

        if( jogue == numeroDigitado){

            mostra("Parabéns! Acertou Sim");
            break;

        } else{

            if (jogue < numeroDigitado) {

            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é maior que o numero sorteado");

        } else {

            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é menor que o numero sorteado");
        }
    }

          numeroTentativas++;

          } 

      mostra("FIM");
</script>
2 respostas
solução!

Olá Lucelia, tudo bem? Espero que sim.

Parabéns pela conclusão de mais um módulo, pela sua dedicação e empenho até aqui, continue assim!

Como recomendação para melhorar ainda mais o seu código, podemos modificar alguns pontos:

A escolha do número sempre cai em 10, isso ocorre por conta da função sorteiaNumero somar o número a 10 invés de multiplicar:

function sorteiaNumero(numero){
         return Math.round(Math.random() + numero);

}
var numeroDigitado = sorteiaNumero(10);

Resolvemos mudando o símbolo de mais por multiplicação:

function sorteiaNumero(numero){
         return Math.round(Math.random() * numero);

}
var numeroDigitado = sorteiaNumero(10);

Outro ponto é quanto a identificação se o número inserido é maior ou menor ao aleatório. Nesse caso os valores foram invertidos, quando o número é menor a frase escrita é a do maior e vice-versa:

if (jogue < numeroDigitado) {
            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é maior que o numero sorteado");

} else {
            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é menor que o numero sorteado");

}

Podemos consertar mudando o sinal do if de menor para maior:

if (jogue > numeroDigitado) {
            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é maior que o numero sorteado");

} else {
            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é menor que o numero sorteado");

}

Segue o código completo modificado:

<meta charset="UTF-8">

<script>

    function pulaLinha(){
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase){
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    function sorteiaNumero(numero){

         return Math.round(Math.random() * numero);
    }

    var numeroDigitado = sorteiaNumero(10);

    var numeroTentativas = 1;

    while(numeroTentativas <=3) {

        var jogue = prompt("Digite um Numero")

        if( jogue == numeroDigitado){

            mostra("Parabéns! Acertou Sim");
            break;

        } else {
            if(jogue > numeroDigitado) {

            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é maior que o numero sorteado");

            } else {

            mostra(" Não foi dessa vez! Vc errou, pois seu número digitado é menor que o numero sorteado");
            } 
        }
        numeroTentativas++;

    }

    console.log(numeroDigitado);
    mostra("FIM");
</script>

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para compartilhar o seu desenvolvimento ou para tirar as suas dúvidas.

Um bom dia e bons estudos.

Que coisa Linda! Muito Obrigada! :)