1
resposta

[Sugestão] Few-shot prompting

Vi um video esses dias onde mostrava a preocupação de diversos profissionais em relação ao IA, sabemos que muita coisa mudou com a chegadas dos modelos de linguagem, e uma das preocupações que mais ouvi recentemente era sobre como os jovens pararam de pensar pois estavam utilizando o chatGPT para todas as lições ou coisas do dia a dia.Obviamente devemos nos preocupar com isso, pois o que nos faz aprender de verdade é a pratica.
Uma das minha sugestões para que os jovens ainda continuem utilizando os modelos de linguagem e coloquem em pratica o que estão aprendendo é ensinar a eles o conceito de FEW-SHOT, eu já utilizava e nem sabia, sempre que tenho uma dúvida sobre algo que estou estudando gosto de explicar para o modelo de linguagem e peço para ele acrescentar ou corrigir caso tenha descrevido errado.

Então se você tiver algum adolescente na familia tente mostrar pra ele esse conceito, assim podemos nos preocupar um pouco menos com eles só copiando e colando e não aprendendo nada

1 resposta

Oi, Patrícia. Tudo bem com você?

Você trouxe uma reflexão muito relevante sobre o impacto dos modelos de linguagem no aprendizado, e a conexão que fez com o few-shot prompting é bastante interessante. Explicar o que você está estudando para o modelo e pedir que ele complete ou corrija é exatamente o tipo de uso que estimula o pensamento ativo, e não a dependência passiva da ferramenta.

Essa abordagem que você descreve coloca o estudante no centro do processo: ao formular a explicação, ele já está praticando a compreensão do conteúdo. O modelo entra como um parceiro de revisão, e não como um atalho para pular a etapa de pensar.

Para tornar essa prática ainda mais poderosa, vale orientar os jovens a primeiro escreverem a explicação com as próprias palavras, sem consultar nenhuma fonte, e só depois levarem ao modelo. Isso garante que o raciocínio acontece de verdade antes de qualquer ajuda externa, e o feedback do modelo se torna muito mais útil porque há algo concreto para ser comparado e refinado.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!