2
respostas

[Sugestão] Feedback

Olá, tudo bem?

As aulas boas, mas como já estou bastante acostumada com o VSCode e sei como criar arquivos e projetos lá, estou um pouco perdida com o IntelliJ, que é um pouco diferente. Poderia me explicar como criar arquivos e projetos de forma mais fácil nesse programa.

2 respostas

Oi Thamily! Tudo bem?

Primeiramente, é super possível realizar as atividades do curso no VSCode caso se sinta mais confortável. Para isso, você pode consultar esse mini tutorial para aprender a iniciar um projeto.

Sobre estar perdida com o IntelliJ, isso é super normal. Não abordamos tanto sobre IntelliJ nesse curso porque ele é sequência de outros cursos da formação A partir do zero: crie projetos em Dart, a linguagem utilizada no Flutter que abordam melhor esse processo. Por isso, quando ficar com dúvida sobre a criação dos projetos nessa IDE, você tem a opção de recorrer a essa aula do curso inicial da formação, que vai trazer o passo a passo detalhado de como iniciar no IntelliJ, e ainda tem atividades explicando sobre a instalação, em caso de dúvidas.

Também vou deixar os passos descritos abaixo para te auxiliar:

  1. Criar um novo projeto:

    • Abra o IntelliJ IDEA.
    • No menu inicial, clique em "New Project".
    • Selecione "Dart" na lista de linguagens disponíveis. Se não aparecer, pode ser necessário instalar o plugin do Dart. Para isso clique em Plugins, vá na aba Marketplace, procure por "Dart" e instale.
    • Configure o SDK do Dart se solicitado. Você pode seguir esse tutorial para baixar e no momento da criação do projeto no IntelliJ, apontar o caminho onde ele está instalado.
    • Clique em "Next" e depois em "Finish".
  2. Criar um novo arquivo Dart:

    • Com o projeto aberto, clique com o botão direito na pasta onde deseja criar o arquivo (geralmente na pasta lib ou src).
    • Selecione New > Dart File.
    • Dê um nome ao seu arquivo e pressione Enter.

Espero muito que tenha te ajudado! Caso ainda tenha dúvidas, conte com a gente ✨

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom complemento. Parabéns.