1
resposta

[Sugestão] Faça como eu fiz: personalizando com IA - Aula 5 Storytelling em Apresentações

Conforme o exercício sugere, decidir criar um roteiro para uma possível apresentação de uma nova ferramenta e apresentá-la a equipe de desenvolvimento. Como não foi especificado o grau técnico da equipe, tentei (junto com o uso da IA), deixar o mais sucinto e informal possível. Lembrando, não é mencionado no exercício tantos detalhes, então o cenário pode ser considerado hipotético.

1. O Nosso Desafio Central "Gostaria de começar com uma reflexão: quanto da nossa energia é de fato investida em resolver problemas complexos, e quanto é consumida por atrito, código repetitivo e correções previsíveis? A proposta hoje é justamente discutir isso. Vamos analisar uma abordagem focada em automatizar esse ruído, para que possamos concentrar nossos esforços na criação de código de alta qualidade e de fácil manutenção, que é o verdadeiro núcleo do nosso trabalho como equipe de desenvolvimento.”

2. A Evidência na Prática: Por que esta Ferramenta? "Para que esta discussão seja concreta, a evidência é fundamental. Por isso, antes de trazer o tema para a equipe, fiz um piloto aplicando a nova ferramenta em um de nossos próprios módulos. A seguir, vou apresentar os resultados que obtivemos na redução de tempo e de erros, provando seu valor prático em nosso ambiente. Veremos também como esse resultado se alinha com o de empresas de ponta que usam a mesma abordagem para garantir qualidade em escala. E, o mais importante, faremos um 'deep dive' rápido no código, com um 'antes e depois' claro, para que possamos visualizar o ganho real na simplicidade e na manutenibilidade do nosso dia a dia."