1
resposta

[Sugestão] Faça como eu fiz: inovação tecnológica

A inovação me brilha os olhos, em vários aspesctos mas o que mais me preocupa hoje é o ritmo da desigualdade. Na inovação geral, me preocupa ver soluções incriveis sendo criadas para problemas superficiais, enquanto os desafios reais como educação e saúde básica, demoram para ter e receber essa mesma atenção.
Na parte tecnológica, o abismo digital é um dos fatores que tambem preocupam. De que adianta a Inteligência artificial avançar exponecialmente se a maioria das escolas públicas ainda sofre com internet estável? Ou a falta dela? Hoje em dia, o descompasso da educação está visivelmente forte. O mercado e a tecnologia mudam na velocidade da luz mas o sistema educacional é lento.Estamos nos formando para para profissões que podem ser drasticamente transformadas (ou até extintas) antes mesmo de pegarmos diplomas.
Eu acredito no poder da inovação mas a tecnologia deve ser um meio para emancipar as pessoas, e não um fim em si mesma. A minha preocupação é que a gente foque tanto em criar o "futuro" e acabe esquecendo de torná-lo inclusivo para o presente.

1 resposta

Oi, Danielly! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões tão ricas com a comunidade Alura.

A inovação tecnológica é um tema que brilha os olhos de muita gente, e perceber que você enxerga vários aspectos dessa questão com profundidade e senso crítico é muito valioso.

Sua preocupação com o ritmo da desigualdade na inovação geral é muito pertinente. De fato, hoje vemos soluções incríveis sendo desenvolvidas para problemas superficiais, enquanto áreas essenciais como educação e saúde básica ainda esperam pela mesma atenção e investimento. Esse descompasso não é pequeno, e levantá-lo é o primeiro passo para mudar esse cenário.

O abismo digital que você menciona é um dos pontos mais urgentes desse debate. A tecnologia avança em velocidade impressionante, mas alguns setores ainda enfrenta instabilidade. Preparar estudantes para um mercado em constante transformação, dentro de um sistema educacional que ainda não acompanhou essa mudança, é um desafio real e que merece atenção imediata.

Você tocou em algo fundamental ao dizer que a tecnologia deve ser um meio para emancipar as pessoas. Essa visão humanizada da inovação faz toda a diferença na forma como desenvolvemos e aplicamos soluções.

Uma sugestão prática é acompanhar iniciativas de tecnologia social e edtechs voltadas à educação, observando como esses projetos tentam tornar o futuro mais inclusivo no presente.

Continue cultivando esse olhar crítico e acolhedor sobre o mundo ao redor. Ele é raro e faz muita diferença em qualquer trajetória na área de tecnologia.

Conte sempre com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Você conhece alguma iniciativa ou projeto de tecnologia social que considera inspirador nesse sentido?

Conteúdo relacionado:
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!