1
resposta

[Sugestão] Faça como eu fiz: incorpore na sua rotina

Meu maior desafio no momento é cuidar da minha voz sem perder a minha essência.

Falo isso porque dou aula em um lugar fora do lugar que eu nasci, na capital do meu estado, e o meu sotaque segue carregado tal como o da Sabrina Sato (é veRRRdade).

Então preciso mesmo, além de manter bebendo bastante água durante e antes e depois das aulas, comer mais alimentos que possam auxiliar nas cordas vocais, evitar ar condicionado e gritar (o que eu tenho um grande receio na confusão, porque falo alto).

Por fim, aqui com as aulas entendi também que respirar fundo é algo que ajuda a dar mais clareza de pensamentos e consequentemente ajuda a falar melhor e de forma mais clara.

1 resposta

Olá, Maria Fernanda! Como vai?

Que relato fantástico! Sua preocupação em manter a essência (o sotaque "veRRRdadeiro") enquanto cuida da saúde vocal é um dos pilares da oratória moderna: a autenticidade. O sotaque não é um erro, é uma identidade, e mantê-lo gera conexão e autoridade, especialmente no ambiente acadêmico e jurídico.

Como Advogada e Coordenadora, sua voz é sua principal ferramenta de trabalho. Vamos analisar os pontos técnicos que você mencionou sob a ótica da saúde vocal e da oratória:

1. Hidratação e Termorregulação

Você acertou em cheio ao citar o ar-condicionado. Ele resseca o ambiente e, consequentemente, a mucosa das pregas vocais.

• Dica Técnica: A água que você bebe agora leva cerca de 20 minutos para hidratar sistemicamente as cordas vocais. Por isso, a hidratação constante (em pequenos goles) é mais eficaz do que beber muita água de uma vez só.

2. A "Maçã" e a Higiene Vocal

Sobre os alimentos, a maçã é a maior aliada da oratória. Ela tem propriedades adstringentes que limpam a saliva "grossa", facilitando a articulação.

• O perigo do grito: Quando você sente que precisa falar mais alto em momentos de confusão, tente focar na projeção (mandar o som para longe) em vez da força (gritar na garganta). Gritar causa fenda vocal e cansaço extremo ao final do dia.

3. Respiração e Clareza Mental

O que você percebeu sobre "respirar fundo" tem uma explicação biológica: a respiração diafragmática (abdominal) oxigena melhor o cérebro, reduzindo o cortisol (hormônio do estresse) e permitindo que você controle a velocidade da fala (o tempo da oratória). Isso evita que você "atropele" as palavras quando o sotaque ou a altura da voz aumentam.

4. A Essência e o Sotaque

O sotaque estilo Sabrina Sato costuma ser acompanhado de uma ressonância mais aberta e alegre. Na oratória, isso é ótimo para manter a atenção dos alunos! O segredo é garantir que a articulação (o movimento da boca) seja bem feita. Se você articular bem cada sílaba, seu sotaque será um charme extra e não uma barreira para a clareza.

Parabéns por incorporar esses hábitos! Cuidar da voz é garantir que sua mensagem chegue tão longe quanto sua carreira de coordenadora exige.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Como você tem feito para controlar a vontade de falar mais alto quando o ambiente fica barulhento? Já tentou usar pausas estratégicas (o silêncio) para retomar o controle da sala?