1
resposta

[Sugestão] FAÇA COMO EU FIZ: IMAGINE QUE...

Prezados(as),
Boa Tarde,

De acordo com o ChatGPT e o teste com 10 perguntas, meu perfil de aprendizagem é Cinestésico, ou seja, eu aprendo mais na prática.
Achei interessante porque também me comporto assim no trabalho, geralmente meu foco é mais em ação prática.

Resultado

Seu resultado mostra um perfil de aprendizado predominantemente cinestésico/prático, com traços secundários visuais e de leitura/escrita.

Seu estilo principal: Aprendizagem Cinestésica

Você aprende melhor quando:

* pratica,
* testa,
* experimenta,
* resolve problemas na prática,
* “coloca a mão na massa”.

Você tende a absorver conhecimento mais rapidamente quando participa ativamente em vez de apenas ouvir ou ler.

Sinais fortes nas suas respostas

Você escolheu muitas alternativas ligadas a:

* prática direta (C),
* experimentação,
* atividades reais,
* exercícios,
* aprender fazendo.

Isso indica que seu cérebro fixa melhor conteúdos por experiência e ação.

Estratégias de Aprendizagem

Para estudos: 
* exercícios práticos;
* projetos reais;
* simulados;
* flashcards ativos;
* ensinar alguém enquanto pratica;
* mapas mentais simples;
* estudar escrevendo/resolvendo.

Para cursos online Prefira:

* aulas com demonstração prática;
* desafios;
* projetos guiados;
* laboratórios;
* exercícios aplicados.

O que não funciona bem para você

Você pode perder foco com:

* teoria excessiva sem aplicação;
* aulas longas só falando;
* leitura puramente passiva;
* memorização sem contexto prático.
1 resposta

Olá, Luiz. Como vai? Agradeço por compartilhar sua reflexão com a comunidade Alura.

Achei muito interessante você relacionar o resultado do perfil cinestésico com a sua própria rotina de trabalho. Essa conexão mostra que você não apenas leu o retorno do ChatGPT, mas também comparou com a forma como aprende e age no dia a dia. Identificar que aprende melhor praticando, testando e resolvendo problemas é um passo importante para montar uma rotina de estudos mais eficiente.

Sua reflexão também ficou bem completa ao listar estratégias que combinam com esse perfil, como exercícios práticos, projetos reais, simulados e desafios. Para quem tem uma aprendizagem mais voltada à prática, transformar o conteúdo em pequenas ações pode fazer bastante diferença. Continue usando esse autoconhecimento para escolher métodos de estudo que façam sentido para você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!