Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Sugestão] Faça como eu fiz: Estratégias de UX

Sobre apps que eu considero pontos positivos e negativos.

Nubank
Pontos positivos: Interface amigável, 3 cliques para completar uma tarefa
Ponto negativo: o serviço costuma cobrar taxas altas;
e não há vantagens de benefícios claros, para quem deseja ter descontos em lojas, ainda é "pobre em recursos" fazendo o usuário desistir, não há categoria de produtos das lojas parceiras
e jogos irrelevantes no menu de shopping nubank.

Medium

pontos positivos : interface amigável;
newsletter com autoridade;
bom copy;

pontos negativos:
não há tradução no mobile para outros idiomas caso o artigo esteja em inglês pode ser que esse não seja o foco.

99 app de motoristas e entregas
pontos positivos: interface amigável

pontos negativos: já tive problemas ao saber se a troca de modalidade foi alterada, isso me frustou e não mostra o preços após a troca, não sabendo se tenho que pagar a mais ou se já está pago.

1 resposta

Olá, Giovana! Tudo bem?

A sua atividade Faça como eu fiz: Estratégias de UX trouxe uma boa comparação entre experiências digitais diferentes, observando pontos positivos, pontos negativos e como cada detalhe da jornada influencia a percepção da pessoa usuária.

Você analisou aspectos importantes de UX Design, como interface amigável, clareza de benefícios, tradução de conteúdo, feedback sobre mudanças de modalidade e transparência de preços. Uma dica para aprofundar suas próximas análises é transformar cada ponto negativo em uma hipótese de melhoria, indicando o que incomoda, como isso impacta a experiência e qual ajuste poderia reduzir a fricção, como categorizar melhor lojas parceiras, mostrar o valor atualizado após a troca de modalidade ou oferecer tradução no mobile.

Entre Nubank, Medium e 99, qual desses produtos você acredita que teria mais ganho de experiência com uma pequena mudança no fluxo?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!