Case: Uber
Sobre a proposta de valor da Uber, no próprio site há uma seção chamada "o que oferecemos", na página, de cara podemos ver a seguinte frase: "Mudar a forma como as pessoas solicitam viagens e se deslocam é só o começo." A proposta da Uber é justamente tornar fácil e rápido o ato de pedir um táxi de qualquer lugar e a qualquer hora, quando até pouco tempo atrás isso não era uma tarefa tão simples, a depender do local onde o usuário estivesse localizado. Sob essa ótica, podemos afirmar sobre a proposta de valor:
- Ela está coerente?
A proposta da Uber de mudar a forma como as pessoas se deslocam é suprida e coerente, quando além da praticidade de solicitar uma viagem via aplicativo, também são inseridas outras propostas que se mostram importantes para os usuários, como: segurança (com as avaliações dos usuários, localização por GPS e várias outras ferramentas de segurança), acessibilidade (viagens acessíveis, cobertura) e formas de pagamento (aceita várias formas de pagamento online).
- Ela ajuda as pessoas a resolverem problemas reais?
Na página da Uber também podemos encontrar propostas como:
"Um toque e um carro vem diretamente para você." "Seu motorista sabe exatamente para onde ir." "O pagamento é totalmente sem dinheiro."
Uma grande dor dos usuários era a dificuldade de se solicitar viagens de táxi em certos horários e locais, além do pagamento precisar ser efetuado muitas vezes em dinheiro, o que também gerava uma preocupação com relação a troco; e o fato de não ser um meio de transporte tão acessível até então. A Uber então inovou a maneira como as pessoas solicitariam as viagens, sendo necessário apenas um aparelho conectado à internet e o endereço, o motorista mais próximo vai até sua localização exata (fornecida via GPS) e leva até o endereço informado, com agilidade, segurança e além disso, o pagamento pela corrida pode ser efetuado de forma 100% online, com opções de viagens mais acessíveis. Sendo assim, podemos afirmar que as soluções oferecidas ajudam sim as pessoas a resolverem problemas reais, suas dores.
- O que as pessoas falam sobre esse produto/serviço?
A aceitação da Uber é surpreendente, já está disponível em diversos países, e isso mostra a satisfação dos usuários com as soluções oferecidas, sempre voltadas para as necessidades dos clientes. Isso se reflete também na implantação de outras funcionalidades, como por exemplo, a Uber Comfort (opção de viagens em carros mais espaçosos e confortáveis), Uber Eats (entrega de comida), Uber Flash (entrega de encomendas) e Uber Juntos (para viagens compartilhadas e ainda mais acessíveis).
Bônus: Paralelamente, a implantação da Uber também acabou por sanar outra dor: a da economia. Com a proposta de você ser "seu próprio chefe", montar seus próprios horários e ganhar de acordo com as suas necessidades, com um credenciamento simples e 100% online, a Uber atraiu diversos tipos de pessoas, que realizavam as mais diversas atividades, para serem motoristas parceiros. Isso expandiu também sua cobertura, com mais motoristas disponíveis para atender os clientes, tornando a experiência cada vez mais ágil e acessível.
Finalmente, a Uber oferece, além do serviço de solicitação de viagens propriamente dito, uma série de benefícios intangíveis, como segurança e agilidade, que fazem com que seus usuários se correspondam emocionalmente à marca.