1
resposta

[Sugestão] Experiência com instalação do OracleXE 21C e SQLDeveloper

Infelizmente perdi uns 4 dias para instalar o OracleXE 21C e depois para conseguir fazer o SQLDeveloper se comunicar com ele. O problema é que se você já instalou alguma versão do Oracle na sua máquina, quando desinstalou, ele não o fez completamente. Deixa uns "lixos" para você tirar manualmente. Depois de tentar tudo, resolvi fazer a instalação do Oracle com o Firewall desativado. Sempre que tentava instalar ele mostrava um erro no listener, mas continuava a instalação. Quando desativei o firewall isso não mais aconteceu. Por que ele já não cria a exceção no firewall e não configura as entradas nas variáveis de ambiente logo? Se você tiver algum ORACLE_HOME definido ele deixa o botão para prosseguir com a instalação habilitado, mas não sai dali, nos fazendo de palhaços! Se eu posso complicar, por que vou facilitar? Sem contar que a mensagem que ele deixa na tela que a "a instalação pode demorar alguns minutos" deveria mudar para "a instalação pode demorar algumas vidas"! Desculpa, mas estou revoltado. Eu quero fazer coisas práticas e não perder dias para instalar algo no computador...

Se tentou instalar o Oracle e não conseguiu usar faça o seguinte: desinstale. Crie um ponto de restauração para garantir que um erro não estrague seu Windows. Isso aconteceu comigo e dessa vez eu aprendi. Entre no registro do Windows e expanda a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE. Vá até o nó "software" e o expanda. Veja se tem um nó chamado "Oracle" lá e o delete sem pena. Feche o nó "software" e no mesmo nível dele procure o nó "WOW6432Node". Expanda-o e se tiver algum nó "Oracle" lá também, delete. Creio que ele seja de alguma instalação antiga, porque depois que o excluí da primeira vez ele não apareceu mais quando reinstalei o Oracle. Agora procure a pasta em que instalou o Oracle da outra vez e a delete também. Esvazie também a pasta temp para que nada dê errado. Reinicie a máquina e tente fazer a instalação de novo. Dessa vez deve instalar sem mostrar nenhum erro. Bom, depois de instalar, não esqueça de definir o ORACLE_HOME e o TNS_aADMIN nas variáveis de ambiente. Abra o prompt de comando como administrador e digite sqlplus. Informe o usuário system e a senha que você definiu na instalação. Ele deverá abrir sem problemas se o ORACLE_HOME tiver sido configurado corretamente. Continuando, depois de baixar o SQLDeveloper, o descompactei e fui executá-lo, fiz a configuração como foi mostrada na aula e dava sempre o erro ora-12505. Tem gente pra caramba com o mesmo problema e ninguém dá uma solução que funcione. Então, finalmente, encontrei uma alma boa que deu a seguinte solução:

Entre no SQLPlus com o usuário system mesmo e copie e cole a seguinte linha: alter system set local_listener='(DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=localhost)(PORT=1521)))' scope=both; Tecle enter Agora cole a próxima: alter system register; Tecle enter e torça para funcionar. Por aqui é só felicidade, por enquanto. Boa sorte!

Se alguém da Oracle ler isso, pelo amor de Deus! Eu só quero fazer "next", "next" e pronto! Mãos à obra! Toda vez é esse parto. Sem falar na acessibilidade. Sou deficiente visual e a acessibilidade do SQLDeveloper deixa a desejar bastante com leitores de tela... já tenho o JavaAccessBridge instalado e ele só melhora um pouco as coisas. Já na tela de "boas vindas" não se consegue navegar em nada ali. Tenho que me virar com o menu mesmo. Ah! Se tiver algum deficiente visual lendo esse post, em preferências tem uma opção lá em "ambiente". Desça com o tab até "aparência" e marque "Windows" descendo a seta do teclado. Por padrão vem "Oracle" e é uma porcaria para usar. Chega. Já escrevi muito! Espero ter tirado algumas almas do purgatório e ter ajudado alguém a não jogar o computador na parede... só não joguei o meu porque é desktop. ☺

1 resposta

Oi Carlos, espero que estejas bem.

Desculpe por demorar a te responder.

Carlos, muito obrigada por compartilhar sua experiência com o fórum.

A instalação da Oracle é realmente cheia de detalhes e exige bastante atenção e conhecimento para lidar com os possíveis erros. Até solucioná-los, geralmente quebramos um pouco a cabeça! Com paciência, muita pesquisa e resiliência, é sempre possível resolver e chegar no momento de colocar a mão na massa, de fato.

Fico feliz que você tenha conseguido completar a instalação e a conexão, mesmo com tantos empecilhos. Tenho certeza que seu relato será muito útil para a nossa comunidade de alunos e alunas.

Sinto muito que a Oracle peque na acessibilidade, isso não é mais aceitável no mundo em que vivemos hoje. Espero que em uma próxima atualização possamos receber boas novidades!

Abração, Carlos. Boa sorte em sua jornada de estudos!