1
resposta

[Sugestão] Exercício 07 Faça como eu fiz: digitando dados no Excel

Eu sempre quero otimizar meu tempo com o Excel, então fico pensando e pesquisando formas e fórmulas pra não ter que formatar tudo manualmente.
Dessa vez eu copiei e colei o texto na coluna A, porém pra não precisar ficar editando a descrição, copiando e colando os tamanhos na coluna B, eu utilizei a fórmula =TEXTODEPOIS(A1;" - ") e =TEXTOANTES(A1;" - ") e organizei em duas colunas as informações de forma mais ágil e prática (: adoro essas funcionalidades!

planilha com o exercício formatado em tabela

1 resposta

Oi, Rafaela! Como vai?

Primeiramente, bem-vinda ao fórum Alura! 💙

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade.

Sobre otimizar tempo com Excel e usar TEXTODEPOIS e TEXTOANTES: gostei muito da sua abordagem, principalmente por buscar otimizar o tempo desde atividades mais simples. Do jeito que você explicou, você já está indo além do esperado na atividade, explorando funções que tornam o trabalho mais eficiente e escalável. Separar os dados usando =TEXTODEPOIS() e =TEXTOANTES() é uma solução muito inteligente, pois evita retrabalho manual e mantém a planilha organizada de forma dinâmica. Isso mostra um pensamento bem alinhado com produtividade no Excel.

Continue explorando esse tipo de solução, isso faz muita diferença no dia a dia.

Dica: experimente também usar o recurso de Preenchimento Relâmpago (Ctrl + E). Ele reconhece padrões automaticamente e pode separar textos em colunas sem fórmula. Basta fazer o primeiro exemplo manualmente e aplicar o atalho para o restante.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Você já testou comparar o uso dessas fórmulas com o Preenchimento Relâmpago para ver qual fica mais rápido no seu fluxo?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!