Oieee, tudo bem??
Sou escritora e criei uma cena que ilustra os princípios da Comunicação Não Violenta que aprendemos nesta aula. Gostaria de compartilhar esse trecho com vocês para podermos analisar juntos como os personagens aplicam os conceitos da CNV, na prática.
Na cena a protagonista, Eliza, brigou com o namorado, Alan, pois o mesmo não concordava com uma "missão" que foi designada para ela. .
Título: A briga
Trecho da cena:
E aí… algo dentro de mim quebrou de novo.
“E se fosse ele?”
A pergunta veio do nada.
“E se fosse ele indo para uma missão com outra mulher? Se vestindo de forma sedutora para conseguir aliados? E se ele tivesse que sorrir para alguém, falar com doçura, se fingir de acessível?”
O nó na minha garganta apertou tanto que engasguei.
— Eu ia arrebentar ele. — falei sozinha. — Eu juro por Deus, eu ia voar no pescoço da mulher e depois dar um soco no estômago dele. E ainda ia dizer que ele tava desrespeitando tudo que a gente construiu juntos.
A culpa me atingiu como um raio.
— Alan estava errado sim. Foi cruel. Foi ciumento. Mas... eu também fui. Eu fui estúpida. Fui orgulhosa. Fui… injusta. Levantei de um salto.
Karina me olhou surpresa.
— Aonde vai? — Karina, minha mentora perguntou
— Consertar o que eu quebrei. — respondi, sem pensar.
.
Análise da cena:
Neste trecho, podemos observar a aplicação dos principais elementos da Comunicação Não Violenta:
Observações objetivas:
A protagonista descreve o que aconteceu sem julgamentos, apenas relatando os fatos, e seus sentimentos.
Expressão de sentimentos:
Eliza expressa claramente seus sentimentos de ciúme, raiva e culpa.
Reconhecimento de necessidades:
Ela identifica que tanto ela quanto o Alan tiveram necessidades não atendidas que geraram o conflito.
Formulação de pedidos:
A personagem decide agir para consertar o erro dela, demonstrando a intenção de buscar uma resolução pacífica.
Além disso, fica evidente o esforço dela em se colocar no "ponto de vista do outro", refletindo sobre a perspectiva do parceiro. Isso mostra a busca pela empatia, um dos pilares da Comunicação Não Violenta.
Convido vocês a analisarem esse trecho e identificarem outros meios que os personagens podiam aplicar para evitar o conflito usando os conceitos discutidos nesta aula. Vamos discutir juntos como essa cena ilustra a importância da CNV na resolução de conflitos de forma pacífica e construtiva.
Aguardo as contribuições de vocês! :)