1
resposta

[Sugestão] Execlente metodologia e didática!

Dei uma leve confundida no do while mas dps saquei, uma boa analogia também seria falar que tem gente que bebe água antes da corrida e tem gente que só bebe depois de dar uma volta, mas conteúdo show de bola man, direto ao ponto sem enrolação!

1 resposta

Olá, Gabriel.

Tudo bem?

Ficamos felizes que você esteja gostando do curso e que a didática esteja sendo efetiva para o seu aprendizado. Realmente, a analogia que você deu para o do while faz todo sentido!

A ideia por trás do do while é que ele executa o bloco de código pelo menos uma vez (como beber água antes da corrida) e depois verifica a condição (se ainda tem energia para correr mais uma volta). Se a condição for verdadeira, ele executa o bloco de código novamente. Isso continua até que a condição se torne falsa (quando não há mais energia para correr outra volta), momento em que o loop é interrompido.

Por exemplo, se tivéssemos um código assim:

do {
  print('Correndo uma volta');
  // Aqui poderia ter um código para verificar a energia do corredor
} while (corredor.temEnergia());

Esse código imprimiria 'Correndo uma volta' pelo menos uma vez, mesmo que o corredor não tivesse energia, porque a verificação da condição só acontece depois da primeira execução do bloco de código.

Muito legal essa analogia, funciona assim mesmo :)

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer ainda mais o conceito do do while. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software