Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Está faltando definições na estruturação do algorítmo da preparação do café?

Prezados, boa tarde.
Não sei se seria necessário entrar tanto no detalhe e nem se essa aula é propícia para isso, mas assistindo a aula, entendi que no algorítmo não podemos deixar dúvidas e, na aula, ainda percebi que fiquei com as seguintes dúvidas:
1) No momento de aquecer a água, quanto de água temos que colocar no bule para ferver?
2) A quantidade de água depende da quantidade de pó de café ou a quantidade de café depende da quantidade de água?
3) Qual é a intendidade desejada do café (forte, moderado ou fraco)? - Penso que essa pergunta influenciará a quantidade de água e/ou café.
4) No momento de umedecer o café e Filtragem principal, penso que deveria ser definido as variáveis água, modo e vazão para definir o quanto de água deverá ser utilizado em cada passo, qual será o modo em que a água será derramada e a vazão para definir a "velocidade" em qua a água será derramada.
5) Verifiquei no na finalização, na função aguardar, está faltando fechar os parênteses.
6) Em um tópico aqui do fórum, um colega fez uma excelente observação para a reutilização do derramar para finalizar o café na garrafa. Entendo que o termo servir, seria o momento em que o café seria servido da garrafa para uma xícara.

Não sei se fui analítico demais para a aula, mas acredito que consegui entender o conceito.

1 resposta
solução!

Oi Victor, como vai?

Fico feliz em ver seu interesse em entender os detalhes da construção de algoritmos! Vamos tentar abordar suas dúvidas uma a uma:

1. Quantidade de água no bule: a quantidade de água pode variar dependendo de quantas xícaras de café você deseja preparar. Por exemplo, se você quer fazer três xícaras de café, você precisa de água suficiente para essas três xícaras, considerando também alguma perda durante o processo de aquecimento e filtragem.

2. Relação entre água e pó de café: normalmente, a quantidade de pó de café é proporcional à quantidade de água. Por exemplo, uma medida comum é uma colher de sopa de pó de café para cada xícara de água. No entanto, isso pode variar dependendo do gosto pessoal e da intensidade desejada do café.

3. Intensidade do café: a intensidade do café pode ser ajustada alterando a proporção de pó de café para água. Para um café mais forte, você pode usar mais pó de café ou menos água. Para um café mais fraco, o contrário.

4. Umedecer o café e filtragem principal: a vazão e o modo de derramar a água são importantes para garantir uma extração uniforme do café. Derramar a água lentamente em movimentos circulares pode ajudar a saturar todo o pó de café de maneira uniforme.

Você não foi analítico demais, pelo contrário, sua análise é muito válida para garantir que o algoritmo seja claro e sem ambiguidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.