Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Sugestão] Esse curso é para pessoas que estão em empresas e querem se aperfeiçoar ?

Eu começei esse curso com intuito de me ajudar a fazer automações com mais eficiencia, porém o método de uso do webhook é algo delicado, pois precisa de acesso ao servidor e como alguem como estagiario nçao tem acesso, poderiam elaborar um projeto que não afete grandes partes de servidores. Poderiam criar projetos mais acessíveis para todos. Eu mesmo não consegui prosseguir muito nessas aulas, pois não é gerado o web hook automaticamente e mesmo que consiga edita-lo e até ativar o workflow, não adianta de nada.

2 respostas

Olá, Maximo. Como vai?

Compreendo perfeitamente o seu sentimento e valido muito o seu desabafo. Quando estamos em posições como estágio ou suporte júnior, a vontade de inovar e criar automações esbarra diretamente nas políticas de segurança e infraestrutura da empresa. É realmente frustrante querer aplicar uma ferramenta fantástica como o n8n para otimizar o dia a dia e se deparar com barreiras de acesso a servidores ou a falta de um webhook público.

Respondendo diretamente à sua dúvida: Sim, este curso é desenhado com foco em cenários corporativos e de desenvolvimento, o que muitas vezes exige conceitos de rede como IPs públicos, túneis e servidores. Contudo, o n8n é uma ferramenta incrível e altamente acessível se mudarmos a forma de rodá-la no nosso ambiente de estudos local.

Para que você não desista do curso e consiga praticar tudo sem precisar pedir acessos ao servidor da sua empresa ou gastar dinheiro, preparei três estratégias práticas para tornar os seus projetos 100% acessíveis na sua máquina de forma segura:

1. O truque do túnel local com o ngrok

O motivo de o seu webhook local não funcionar de primeira na internet é que o seu n8n está rodando em localhost (protegido pelo roteador da sua rede). Para que sistemas como o Slack enviem dados para o seu computador de forma segura e gratuita, os desenvolvedores utilizam uma ferramenta de túnel chamada ngrok.

• Baixe o ngrok (é um arquivo executável super leve que não precisa de instalação de administrador).
  • Abra o prompt de comando (CMD) na pasta dele e digite: ngrok http 5678 (supondo que o seu n8n use a porta padrão 5678).
  • O ngrok vai gerar uma URL pública segura (ex: https://letras-e-numeros.ngrok-free.app).
  • Basta usar essa URL gerada como a base do seu webhook nas configurações do n8n! Agora o Slack conseguirá conversar com o n8n rodando no seu computador pessoal sem afetar nenhum servidor da empresa.

2. Pratique usando Webhooks Locais (Sem Internet)

Se a política de segurança da empresa proibir qualquer ferramenta de túnel como o ngrok, você ainda pode concluir boa parte do curso testando os webhooks localmente.
Em vez de esperar o Slack disparar o webhook, você mesmo pode simular o envio de dados utilizando ferramentas gratuitas de teste de API, como o Postman ou a extensão Thunder Client do VS Code. Você faz uma requisição do tipo POST para o seu endereço de localhost do n8n e o seu workflow vai disparar perfeitamente para você testar a lógica dos nós de IA e automação.

3. Crie Workflows baseados em "Polling" (Gatilhos de Tempo)

Para construir projetos acessíveis que rodam direto da sua máquina sem depender de webhooks, você pode substituir o nó de gatilho (Webhook) por nós que buscam dados por tempo.

• Use o nó Schedule Trigger para fazer a sua automação rodar a cada 5 minutos, por exemplo.
  • Conecte-o a nós que consultam dados (como ler uma planilha do Google Sheets, checar novos e-mails no Gmail ou verificar novas mensagens). Como é o seu n8n que vai até o serviço buscar os dados (e não o serviço que tenta enviar para o seu computador), não há necessidade de configurações de servidor ou portas abertas.

Maximo, o n8n é uma das ferramentas mais valiosas para o mercado atual e dominar essa lógica vai impulsionar muito a sua carreira. Tente rodar o n8n na sua máquina pessoal ou utilize o ngrok para liberar os webhooks de teste. Se encontrar dificuldades para configurar o túnel, poste aqui o erro que aparece para solucionarmos juntos!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Eu gostaria de saber como usar o Postman para fazer essas simulações, porque eu tentei fazer aqui algumas simulações lendo o seu comentario e mesmo assim pede um webhook para funcionar, o meu problema está além do slack, está no trigger do Git Hub e eu sei que sem ele funcionando, não da para prosseguir. O ngrok o anti virus de onde eu trabalho também não permite e essa terceira opção eu já sei fazer, eu estou fazendo esses cursos com n8n, porque eu quero adquirir mais conhecimentos sobre a ferramenta, conhecimentos mais a frente dessa terceira opção. Pois o meu objetivo principal é usar os conhecimentos que eu for adquirir aqui para fazer as minhas automações de QA, entende ?