1
resposta

[Sugestão] Erro de compilação para placa ESP

Boa tarde! Tudo bem?

Vim compartilhar minha experiência no intuito de ajudar as pessoas que estiverem com a mesma dificuldade de conexão da placa ESP.

1. Verifique se o computador reconhece o dispositivo, caso não, baixe o driver:

Aba portas, do gerenciador de dispositivos, sem warning de conexão, ou seja, tudo okay com a sua placa ESP

1. Verifique que as preferências da sua IDE, ele deve conter o link da biblioteca de placas ESP (http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json):

2. Se nada der certo, como foi no meu caso, talvez seu problema esteja na versão da sua IDE, desinstale sua IDE do Arduino, vá no site e instale novamente. Isso resolveu meu problema depois de eu tentar de tudo, se você já tentou de tudo que tinha nos fóruns, as vezes é a sua versão da IDE que está defasada.

Espero que eu tenha ajudado!

1 resposta

Olá Janaina,

Muito obrigada por compartilhar sua experiência e soluções! Isso com certeza ajudará muitos estudantes que estão enfrentando dificuldades semelhantes.

Seu passo a passo é muito claro e útil. A verificação do reconhecimento do dispositivo pelo computador é um passo fundamental, assim como a verificação das preferências da IDE. E é verdade que, às vezes, a solução pode estar em uma atualização da IDE do Arduino.

Apenas para complementar, para aqueles que não sabem como verificar as preferências da IDE, você pode fazer isso indo em Arquivo > Preferências (ou pressionando Ctrl + Comma) e, em seguida, verificando a URL na caixa de texto 'URLs de Gerenciador de Placas Adicionais'.

Além disso, para verificar se o computador está reconhecendo o dispositivo, você pode ir ao Gerenciador de Dispositivos (no Windows, pressione Win + X e selecione Gerenciador de Dispositivos), expandir a seção 'Portas (COM & LPT)' e procurar por um item chamado 'USB-SERIAL CH340' (ou algo semelhante). Se você não vê isso, pode ser que você precise instalar o driver, como Janaina mencionou.

Por fim, a reinstalação da IDE do Arduino é uma ótima sugestão quando todas as outras opções falham. Você pode desinstalar o programa através do Painel de Controle do Windows e baixar a versão mais recente diretamente do site oficial do Arduino.

Espero ter ajudado e bons estudos!