1
resposta

[Sugestão] Eptimologia do Termo

Acredito dizer que pela eptimologia do termo o correto seria Design de prompt em vez de engenharia. Pelos conceitos do Professor Doutor Cládio Portugal, uma mestredos magos no Design da FAU USP, Engenhar está no ato de construir algo e fazer tornar real. Ao ponto que o Design sim está para projetar ou planejar algo (Em inglês: The verb form of the word "engine" is "engined" or "engining". It means to equip something with engines; The verb design means to create, plan, or intend something for a specific purpose or use. For example, you might design a house, a syllabus, or a poster) , no sentido de criar uma interface que seja amistosa, util e utilizável para seu usuário.

Fazendo uma comparação de um prompt com um ventilador, a engenharia do ventilador é a eletromecânica do ventidalor, como construir um motor elétrico com bobinas e e peças com uma aerodinâmica que realmente façam as abas do ventilador de fato ventilar. Ja o design do ventilador está acima de "ser bonito", ter uma boa interface de botões que possam controlar o ventilador e trazer a sensação de ser algo fácil de usar. Fazendo a referencia com o prompt, acredito que a engenharia, segundo o próprio livro escrito professor Fabrício Carraro, está no ato de engenhar os algorítimos e redes neurais pelos quais o conteúdo do prompt vai passar, ser codificado, interpretado e tranformado em um protudo de tokens. Já o designe de prompt está em como escrever com uma interface boa "homem-máquina" textos na lingue que o usuário mesmo está digitando, trazendo assim todos os conhecimentos de como usar a ferramenta da melhor forma.

Não sei se me fiz claro em minha opinião mas acredito que o termo correto para o que o professor trouxe na aulde deveria ser Design de Prompt e não Engenharia, pois o professor não traz a fundo metodos e modelos de redes neurais e algorítimos de LLM "O software da IA por trás do prompt", "As engrenagens do prompt" mas sim "criar um plano de como usar as melhores palavras para que aquele mode de LLM interprete de maneira mais correta" com metodologias, modelos, esqueletos e boas práticas de como criar uma interface boa em texto para que a ferramenta de ia interprete de forma correta.

1 resposta

Olá, Andrés! Tudo bem?

Entendo sua reflexão sobre o uso dos termos "engenharia" e "design" no contexto de prompts para inteligência artificial. A distinção que você faz entre engenharia e design é bastante interessante e relevante. No entanto, o uso do termo "engenharia de prompt" pode estar mais relacionado ao processo de estruturar, criar e otimizar os prompts para que eles funcionem de maneira eficaz com modelos de IA, como mencionado na aula.

A escolha do termo "engenharia" pode se referir ao aspecto de construção e otimização, enquanto "design" poderia enfatizar mais a parte criativa e de planejamento. Ambos os termos têm seus méritos, e a escolha pode variar dependendo da ênfase que se deseja dar ao processo.

Por exemplo, na prática, ao criar um prompt, você pode pensar em como estruturar suas perguntas de forma clara e eficiente, o que pode ser visto como um ato de "engenharia". Ao mesmo tempo, você está projetando uma interface de comunicação entre o humano e a máquina, o que se alinha com o conceito de "design".

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)