Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] EFICAZ, EFICIENTE, EFETIVO - meu conceito particular!

Olá Ênio!

Ao longo do meu aprendizado e leituras sobre o tema, sistematizei e adotei, para mim , o seguinte conceito de EFICAZ, EFICIÊNTE e EFETIVIDADE.

EFICAZ: Que obtêm êxito, que atinge o objetivo proposto. Ex: Esparta conquistou Troia, após 10 anos de lutas, milhares de mortos, a um preço incalculável para manter a guerra e o exercíto.

EFICIENTE: Que obtêm o resultado almejado, sem perdas ou desperdícios, com qualidade, com competência, com nenhum ou com o mínimo de erros. Uma pessoa ou uma máquina pode ser mais eficiente que outra. SER EFICIENTE É SER MUITO MAIS QUE EFICAZ!

EFETIVIDADE: Que atinge, ou não, o objetivo, porém, tem mais a ver com a realidade, com o que é real e verdadeiro,... "os finalmentes". Ex: a seleção brasileira jogou muito bem, criou muitos lances e chances de gol, chegou a estar na frente do placar por duas vezes, mas, efetivamente, NO FINAL DAS CONTAS, não conseguiu vencer a partida e perdeu o título.

E para melhor entender os conceitos e palavras acima, montei o diagrama abaixo.

A GRADAÇÃO DA EFICÊNCIA

  Entendo que existem inúmeras outras formas de conceituação, mas compartilho o conceito que assimilei e adotei para o meu caminhar profissional.
1 resposta
solução!

Olá, tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua resposta conosco.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Se essa resposta te ajudou, por favor,

marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software