Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Sugestão] Dúvida sobre a variável

Vi que a resolução dos desafios mostra as variáveis sendo criadas dentro da própria função, mas eu criei elas antes e deixei vazias. Gostaria de saber se é uma boa prática criar elas diretamente dentro da função ou do jeito que eu fiz está ok também. Obrigada!

let titulo = document.querySelector('h1');
titulo.innerHTML = 'Hora do Desafio';

function verificarConsole() { 
    console.log('O botão foi clicado.');
}

function verificarAlerta() { 
    alert('Eu amo JS.');
}

let nomeCidade;

function promptNomeCidade() { 
    nomeCidade = prompt('Digite o nome de uma cidade.');
    alert(`Estive em ${nomeCidade} e lembrei de você.`) ;
}

let primeiroNumero;
let segundoNumero;
let resultado;

function somaDoisNumeros() { 
   primeiroNumero = parseInt(prompt('Digite um número.')); 
   segundoNumero = parseInt(prompt('Digite mais um número.')); 
   resultado = primeiroNumero + segundoNumero;
   alert(`A soma dos números é ${resultado}.`);
}
1 resposta
solução!

Oi, Eduarda! Tudo bem?

Ambas as abordagens estão corretas, porém têm implicações diferentes. Quando declaramos uma variável fora de uma função, essa variável se torna global, o que significa que ela pode ser acessada e modificada por qualquer parte do código, o que pode ser útil em alguns casos, mas também pode levar a erros inesperados se não for manejado com cuidado.

Por outro lado, quando declaramos uma variável dentro de uma função (como na solução proposta), essa variável é local para aquela função, ou seja, ela só existe dentro daquela função e não pode ser acessada fora dela.

No código dado, por exemplo, como as variáveis primeiroNumero, segundoNumero e resultado são usadas apenas dentro da função somaDoisNumeros(), poderíamos declará-las dentro dessa função, pois se a variável é usada apenas dentro de uma função, é uma boa prática declará-la dentro dessa função, porém, se a variável precisa ser acessada por várias funções, então faz sentido declará-la globalmente.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓