Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Documento com os comandos

Senti uma falta de documentos que informe os comandos das aulas e as suas descrições, eu estou usando a Luri para esse tipo de função, mas seria bacana ter um documento auxiliar dos vídeos.

2 respostas
solução!

Olá, Arthur!

Muito obrigado pelo feedback, acho que é uma ideia excelente ter um documento auxiliar com os comandos e suas descrições. Isso realmente pode facilitar bastante o aprendizado e a revisão do conteúdo.

Vou iniciar o processo de atualização dessa formação em breve aqui e vamos incluir um conteúdo extra com essa ideia. Já estávamos pensando em algo assim.

Vou compartilhar alguns comandos básicos que foram mencionados na aula sobre variáveis e scripts aqui para ajudar na sua revisão:

  1. Navegação de diretórios:

    • cd <diretório>: Muda para o diretório especificado.
    • mkdir <nome_do_diretório>: Cria um novo diretório.
  2. Visualização de variáveis do sistema:

    • env: Lista todas as variáveis de ambiente.
    • echo $<nome_da_variável>: Exibe o valor da variável especificada.
  3. Definição de variáveis:

    • variavel=valor: Define uma variável.
    • echo $variavel: Exibe o valor da variável.
  4. Criação de scripts:

    • #!/bin/bash: Indica que o script deve ser executado no shell bash.
    • echo "mensagem": Imprime uma mensagem na tela.
    • read variavel: Lê o input do usuário e armazena na variável.
    • cp -rv <origem> <destino>: Copia recursivamente do diretório de origem para o de destino, exibindo mensagens de progresso.

Por exemplo, para criar um script de backup, você pode seguir esses passos:

#!/bin/bash
echo "Digite o diretório de backup:"
read diretorio_bkp
cp -rv $diretorio_bkp ~/backup
echo "Backup Concluído!"

Bons estudos!

Obrigado pelo retorno, a estou gostando da Alura já fiz alguns cursos mas sinto falta de curso voltados para a infraestrutura, esse curso de Linux foi muito bom mas senti a falta de materiais extras como tem nos outros cursos. Acredito que tornará a plataforma mais atrativa para quem trabalha com infra.