Senti uma falta de documentos que informe os comandos das aulas e as suas descrições, eu estou usando a Luri para esse tipo de função, mas seria bacana ter um documento auxiliar dos vídeos.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Senti uma falta de documentos que informe os comandos das aulas e as suas descrições, eu estou usando a Luri para esse tipo de função, mas seria bacana ter um documento auxiliar dos vídeos.
Olá, Arthur!
Muito obrigado pelo feedback, acho que é uma ideia excelente ter um documento auxiliar com os comandos e suas descrições. Isso realmente pode facilitar bastante o aprendizado e a revisão do conteúdo.
Vou iniciar o processo de atualização dessa formação em breve aqui e vamos incluir um conteúdo extra com essa ideia. Já estávamos pensando em algo assim.
Vou compartilhar alguns comandos básicos que foram mencionados na aula sobre variáveis e scripts aqui para ajudar na sua revisão:
Navegação de diretórios:
cd <diretório>: Muda para o diretório especificado.mkdir <nome_do_diretório>: Cria um novo diretório.Visualização de variáveis do sistema:
env: Lista todas as variáveis de ambiente.echo $<nome_da_variável>: Exibe o valor da variável especificada.Definição de variáveis:
variavel=valor: Define uma variável.echo $variavel: Exibe o valor da variável.Criação de scripts:
#!/bin/bash: Indica que o script deve ser executado no shell bash.echo "mensagem": Imprime uma mensagem na tela.read variavel: Lê o input do usuário e armazena na variável.cp -rv <origem> <destino>: Copia recursivamente do diretório de origem para o de destino, exibindo mensagens de progresso.Por exemplo, para criar um script de backup, você pode seguir esses passos:
#!/bin/bash
echo "Digite o diretório de backup:"
read diretorio_bkp
cp -rv $diretorio_bkp ~/backup
echo "Backup Concluído!"
Bons estudos!
Obrigado pelo retorno, a estou gostando da Alura já fiz alguns cursos mas sinto falta de curso voltados para a infraestrutura, esse curso de Linux foi muito bom mas senti a falta de materiais extras como tem nos outros cursos. Acredito que tornará a plataforma mais atrativa para quem trabalha com infra.