Senti uma falta de documentos que informe os comandos das aulas e as suas descrições, eu estou usando a Luri para esse tipo de função, mas seria bacana ter um documento auxiliar dos vídeos.
Senti uma falta de documentos que informe os comandos das aulas e as suas descrições, eu estou usando a Luri para esse tipo de função, mas seria bacana ter um documento auxiliar dos vídeos.
Olá, Arthur!
Muito obrigado pelo feedback, acho que é uma ideia excelente ter um documento auxiliar com os comandos e suas descrições. Isso realmente pode facilitar bastante o aprendizado e a revisão do conteúdo.
Vou iniciar o processo de atualização dessa formação em breve aqui e vamos incluir um conteúdo extra com essa ideia. Já estávamos pensando em algo assim.
Vou compartilhar alguns comandos básicos que foram mencionados na aula sobre variáveis e scripts aqui para ajudar na sua revisão:
Navegação de diretórios:
cd <diretório>
: Muda para o diretório especificado.mkdir <nome_do_diretório>
: Cria um novo diretório.Visualização de variáveis do sistema:
env
: Lista todas as variáveis de ambiente.echo $<nome_da_variável>
: Exibe o valor da variável especificada.Definição de variáveis:
variavel=valor
: Define uma variável.echo $variavel
: Exibe o valor da variável.Criação de scripts:
#!/bin/bash
: Indica que o script deve ser executado no shell bash.echo "mensagem"
: Imprime uma mensagem na tela.read variavel
: Lê o input do usuário e armazena na variável.cp -rv <origem> <destino>
: Copia recursivamente do diretório de origem para o de destino, exibindo mensagens de progresso.Por exemplo, para criar um script de backup, você pode seguir esses passos:
#!/bin/bash
echo "Digite o diretório de backup:"
read diretorio_bkp
cp -rv $diretorio_bkp ~/backup
echo "Backup Concluído!"
Bons estudos!
Obrigado pelo retorno, a estou gostando da Alura já fiz alguns cursos mas sinto falta de curso voltados para a infraestrutura, esse curso de Linux foi muito bom mas senti a falta de materiais extras como tem nos outros cursos. Acredito que tornará a plataforma mais atrativa para quem trabalha com infra.