1
resposta

[Sugestão] Dividir a aula de DTO em 2 e expandir o conceito

Eu tive a sensação de que essa aula foi muito sucinta para o volume de conceitos que ela encapsula. O curso todo é muito bom e a sua didatica é excelente, e é por isso que eu fiz questão de ressaltar essa parte do curso, ela ficou muito acelerada e forma do padrão do restante do curso.

Além de assistir a aula algumas vezes, tomando nota e repetindo o processo, eu precisei consultar documentação e assistir videos de alguns indianos para entender o sentido dessa aula de DTO.

Espero que não se importe, mas farei algumas sugestões de como eu gostaria de ter aprendido esse topico:

• Explicação teorica visualizando um fluxograma;
    • DTO do Microsoft Learn
  • Talvez, se a criação do DTO envolvesse a exclusão de algum dado, demonstrando que essa camada também serve para ocultar dados que não são interessantes ao usuário; Os exemplos praticos que eu vi na internet sempre ressaltam esse detalhe, por exemplo: a base de usuarios contem CPF, mas vc não disponibiliza essa informação no DTO;
    • Eu fiquei confuso quando o Models foi simplesmente copiado e colado no DTO.
  • Você rapidamente demonstrou que poderia transformar o FilmeDTO em um Filme de forma manual mas depois utilizou tecnicas avançadas.
    • Eu gostaria de ter visto esse processo sendo executado de forma mais lenta, criando um Filme dentro do controller de forma manual, e só depois utilizar o AutoMapper.
    • Da forma que o video foi apresentado, eu estaria apto a reproduzir o processo, mas a lógica por tras disso foi ignorada, automapper provavelmente não é o conceito mais basico de se assimilar.

Espero ter contribuido. Muito obrigado.

1 resposta

Bom dia Raphael,

Primeiramente muito obrigado pela contribuição isso é muito importante para mantermos o fórum como uma grande comunidade para troca de conhecimento.

Abraços e bons estudos 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!