1
resposta

[Sugestão] Diferenças entre Mac , Linux e Windows

Essa sugestão é direcionada aos instrutores da Alura.

Pessoal, em nenhum momento das aulas foram citadas as diferenças dos nomes de comandos internos entre o Mac, Linux e o Windows. Erros e dúvidas podem ser evitados colocando essas informações no início do curso, pois há muitas pessoas iniciantes na área, então não são informações óbvias.

Por exemplo: no Windows o prompt não reconhece 'ls', específico do Linux/Mac, mas sim o comando interno 'dir'.

No meu caso, o prompt não encontrou o caminho digitando "documentos", ou "área de trabalho". Tive que colocar 'cd' e copiar o endereço do local em que eu queria clonar o repositório. E isso também não foi explicado.

Enfim, é uma sugestão para que as pessoas não se sintam tão perdidas como eu me senti.

1 resposta

Olá!

Agradeço muito pela sugestão. Realmente, a diferença entre os comandos em diferentes sistemas operacionais pode ser um obstáculo para quem está começando. Por isso, nas atualizações e criação de cursos estamos buscando sempre mostrar quais são os comandos para diferentes sistemas operacionais.

No caso que você mencionou, o comando 'ls' é usado em sistemas Unix-like, como Linux e MacOS, para listar os arquivos em um diretório. No Windows, o equivalente seria o comando 'dir'.

Quanto à navegação entre diretórios, o comando 'cd' (change directory) é universal, mas a forma como os caminhos são escritos pode variar. No Windows, por exemplo, os caminhos são geralmente escritos com barras invertidas (\), enquanto no Linux e no MacOS, são usadas barras normais (/). Além disso, o Windows não diferencia maiúsculas de minúsculas, enquanto Linux e MacOS sim.

Por exemplo, se você quisesse mudar para a pasta Documentos no seu diretório home, no Windows você poderia escrever 'cd Documentos', enquanto no Linux seria 'cd documentos' (assumindo que a pasta está realmente escrita em minúsculas).

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software