1
resposta

[Sugestão] Dicas para um futuro Dev

Bom dia! me chamo Henrique, sou formado em Design mas estou migrando para Análise e Desenvolvimento de sistemas,

quero ser um excelente desenvolvedor e pretendo ser um Full Stack

poderiam me dar algumas dicas?

Agradeço!

1 resposta

Olá, Henrique!

Que bacana saber que você está migrando para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem o objetivo de se tornar um desenvolvedor Full Stack. Essa é uma jornada empolgante e cheia de oportunidades!

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nesse caminho:

1. Fundamentos Sólidos: Comece com uma base sólida em lógica de programação e algoritmos. Isso é essencial para qualquer desenvolvedor, independentemente da linguagem ou tecnologia que você escolher.

2. Escolha de Linguagens: Como Full Stack, você precisará lidar tanto com o front-end quanto com o back-end. Para o front-end, familiarize-se com HTML, CSS e JavaScript. No back-end, linguagens como Go, Python, Java e Node.js são bastante populares.

3. Frameworks e Bibliotecas: No front-end, frameworks como React, Angular ou Vue.js são muito utilizados. No back-end, explore frameworks como Express (para Node.js), Django (para Python) ou Spring (para Java).

4. Banco de Dados: Entenda os conceitos de bancos de dados relacionais (como MySQL, PostgreSQL) e não relacionais (como MongoDB).

5. Controle de Versão: Aprenda a usar sistemas de controle de versão, como Git. Essa habilidade é fundamental para colaborar em projetos e gerenciar seu código de forma eficiente.

6. Projetos Práticos: Aplique o que você aprende em projetos práticos. Isso pode ser um portfólio pessoal, contribuições para projetos open source ou mesmo pequenos aplicativos que resolvam problemas do dia a dia. Aqui na Alura, a grande maioria dos nossos cursos é baseada em projetos, assim você terá muitas oportunidades de desenvolver seu próprio portfólio.

7. Comunidade e Networking: Participe de comunidades online, fóruns, meetups e eventos. Isso não só te ajuda a aprender mais rápido, mas também a se conectar com outros profissionais da área.

8. Soft Skills: Não se esqueça das habilidades interpessoais. Comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas são essenciais para um desenvolvedor de sucesso.

A jornada para se tornar um desenvolvedor Full Stack é contínua e cada passo que você dá é um aprendizado valioso.

Bons estudos!