Bom dia! me chamo Henrique, sou formado em Design mas estou migrando para Análise e Desenvolvimento de sistemas,
quero ser um excelente desenvolvedor e pretendo ser um Full Stack
poderiam me dar algumas dicas?
Agradeço!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! me chamo Henrique, sou formado em Design mas estou migrando para Análise e Desenvolvimento de sistemas,
quero ser um excelente desenvolvedor e pretendo ser um Full Stack
poderiam me dar algumas dicas?
Agradeço!
Olá, Henrique!
Que bacana saber que você está migrando para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem o objetivo de se tornar um desenvolvedor Full Stack. Essa é uma jornada empolgante e cheia de oportunidades!
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nesse caminho:
Fundamentos Sólidos: Comece com uma base sólida em lógica de programação e algoritmos. Isso é essencial para qualquer desenvolvedor, independentemente da linguagem ou tecnologia que você escolher.
Escolha de Linguagens: Como Full Stack, você precisará lidar tanto com o front-end quanto com o back-end. Para o front-end, familiarize-se com HTML, CSS e JavaScript. No back-end, linguagens como Go, Python, Java e Node.js são bastante populares.
Frameworks e Bibliotecas: No front-end, frameworks como React, Angular ou Vue.js são muito utilizados. No back-end, explore frameworks como Express (para Node.js), Django (para Python) ou Spring (para Java).
Banco de Dados: Entenda os conceitos de bancos de dados relacionais (como MySQL, PostgreSQL) e não relacionais (como MongoDB).
Controle de Versão: Aprenda a usar sistemas de controle de versão, como Git. Essa habilidade é fundamental para colaborar em projetos e gerenciar seu código de forma eficiente.