Uma alternativa muito interessante, e que particularmente estou usando para o curso e para outros cursos que envolvem a utilização de bancos de dados, é subir um container no Docker que ficará responsável por rodar esse banco de dados.
Para fazer isso é bem simples, basta ter instalado e configurado o docker no seu computador. Em seguida abra o terminal e rode o seguinte comando:
docker run --name meu-postgres -e POSTGRES_PASSWORD=12345678 -e POSTGRES_USER=root -p 5432:5432 -d postgres
Pronto, seu container já estará rodando. O application.properties ficará dessa forma (mas pode mudar caso você altere a senha ou usuário):
spring.datasource.url=jdbc:postgresql://localhost/alura_series
spring.datasource.username=root
spring.datasource.password=12345678
spring.datasource.driver-class-name=org.postgresql.Driver
hibernate.dialect=org.hibernate.dialect.HSQLDialect
OBSERVAÇÃO:
Após reiniciar o seu computador o container irá parar de rodar, mas é bem simples resolver, basta (caso tenha instalado o docker desktop) startar novamente no painel de administração do Docker.
Caso não tenha instalado, é simples também. Abra o terminal e digite:
docker container ps -a
E busque por meu-postgres. Nesse mesmo retorno, copie o campo CONTAINER ID para sua área de transferência, e em seguida execute:
docker container start id_que_voce_copiou
DICA PARA USUÁRIOS DE LINUX:
Para facilitar a busca, caso já tenha outros containers rodando, rode o seguinte comando no terminal:
docker container ps -a | grep meu-postgres
Esse comando já vai ser mais direto na busca, trazendo apenas os containers que tem no seu corpo o nome meu-postgres
Caso utilize o Windows, pode rodar o seguinte comando:
docker container ls -a | Select-String "meu-postgres"
Não garanto que vai funcionar da mesma forma que no linux, pois utilizo o linux no meu dia-a-dia, mas segue o mesmo princípio de busca.