2
respostas

[Sugestão] Dica para lidar com a procrastinaçao

A procrastinação é especialmente difícil para programadores ou qualquer pessoa que trabalha no computador, principalmente remotamente. Os dispositivos de hoje são multitarefa, muito diferentes dos dispositivos de antigamente, onde cada aparelho fazia apenas uma coisa. Uma recomendação que faço e que tem funcionado para mim é separar as coisas.

Crie mais de um usuário no computador e também no navegador. Chame um de "Diversão" ou algo que lembre que você vai se divertir nele, e o outro de "Estudo" ou "Programação/Trabalho". O importante é que o nome lembre o que você vai fazer. Deixe-os o mais diferente possível. Você pode alterar o papel de parede e usar cores diferentes. O importante é que você sempre lembre qual está usando.

Agora, o importante é estabelecer como você vai limitar. Por exemplo, use a conta de estudo por 1 hora e depois use a de diversão por 20 minutos (técnica Pomodoro). Uma técnica que uso e acho legal é colocar a senha de estudo bem fácil e rápida de digitar, e a de diversão uma senha longa e complicada. Assim, você acaba sempre digitando a mais fácil.

E por último, o uso de extensões ou aplicativos que bloqueiem ou exibam uma mensagem que te diga para não perder tempo com isso. Instale isso na conta de estudo e deixe a conta de diversão livre.

Boa sorte e bons estudos!

2 respostas

Olá, Roger! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar essa dica incrível sobre como lidar com a procrastinação, especialmente em um ambiente de trabalho remoto. A sua estratégia de criar usuários separados para "diversão" e "estudo/trabalho" é uma ótima maneira de segmentar suas atividades e manter o foco.

Sua sugestão se encaixa perfeitamente no desafio proposto na aula, que é participar de uma discussão ou abrir um novo tópico. Ao compartilhar essa dica, você está contribuindo para a comunidade de aprendizagem e ajudando outros estudantes que podem estar enfrentando o mesmo problema.

Além disso, a técnica Pomodoro que você mencionou é uma ferramenta poderosa para gerenciar o tempo e evitar a fadiga. O uso de extensões ou aplicativos para bloquear distrações também é uma excelente ideia.

Sua postagem é um exemplo prático de como podemos compartilhar nossas experiências e estratégias para melhorar nosso processo de aprendizagem. Ao fazer isso, não apenas ajudamos os outros, mas também reforçamos nosso próprio entendimento e compromisso com essas práticas.

Bons estudos!

Roger, como eu sou super nova nesse universo, me dá, por favor, umas dicas do que vc sugeriu aí, de "extensões ou aplicativos que bloqueiem ou exibam uma mensagem que te diga para não perder tempo". Te agradeço!!