A procrastinação é especialmente difícil para programadores ou qualquer pessoa que trabalha no computador, principalmente remotamente. Os dispositivos de hoje são multitarefa, muito diferentes dos dispositivos de antigamente, onde cada aparelho fazia apenas uma coisa. Uma recomendação que faço e que tem funcionado para mim é separar as coisas.
Crie mais de um usuário no computador e também no navegador. Chame um de "Diversão" ou algo que lembre que você vai se divertir nele, e o outro de "Estudo" ou "Programação/Trabalho". O importante é que o nome lembre o que você vai fazer. Deixe-os o mais diferente possível. Você pode alterar o papel de parede e usar cores diferentes. O importante é que você sempre lembre qual está usando.
Agora, o importante é estabelecer como você vai limitar. Por exemplo, use a conta de estudo por 1 hora e depois use a de diversão por 20 minutos (técnica Pomodoro). Uma técnica que uso e acho legal é colocar a senha de estudo bem fácil e rápida de digitar, e a de diversão uma senha longa e complicada. Assim, você acaba sempre digitando a mais fácil.
E por último, o uso de extensões ou aplicativos que bloqueiem ou exibam uma mensagem que te diga para não perder tempo com isso. Instale isso na conta de estudo e deixe a conta de diversão livre.
Boa sorte e bons estudos!