Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Dica para entrar no mercado

Me formei em Ciência da Computação no início da pandemia, mas precisei trabalhar em outra área para ajudar minha família. Agora, em 2025, estou tentando voltar para a programação, mas não tenho experiência. Minha dúvida é: seria melhor começar outro curso superior para conseguir um estágio ou estudar bastante para adquirir conhecimento suficiente e entrar como júnior, mesmo sem experiência na área?

Minha área de interesse sempre foi Java com Spring, onde tive mais afinidade na faculdade. Desde já, agradeço! Gosto muito de ler as dicas e conselhos de vocês.

3 respostas
solução!

Olá, Vinícius! Como vai?

Que bom que você está retomando seu interesse pela programação! Considerando sua situação, aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a entrar no mercado de trabalho na área de tecnologia:

1. Cursos e Certificações: Como você já tem uma formação em Ciência da Computação, talvez não seja necessário fazer outro curso superior. Em vez disso, você pode focar em cursos online ou certificações específicas em Java e Spring. Alura oferece ótimos cursos que podem te ajudar a atualizar seus conhecimentos.

2. Projetos Pessoais: Criar projetos pessoais é uma excelente maneira de ganhar experiência prática e demonstrar suas habilidades. Você pode desenvolver uma aplicação usando Java e Spring e disponibilizá-la no GitHub. Isso não só aprimora suas habilidades, mas também serve como portfólio para mostrar aos empregadores.

3. Contribuição em Projetos Open Source: Participar de projetos open source é uma ótima maneira de ganhar experiência e colaborar com outros desenvolvedores. Além disso, isso pode te ajudar a construir uma rede de contatos na área.

4. Networking: Participe de meetups, conferências e grupos de tecnologia. Isso pode te ajudar a conhecer pessoas da área e, quem sabe, conseguir indicações para vagas.

5. Estágio ou Posição Júnior: Como você mencionou, buscar um estágio pode ser uma boa maneira de entrar no mercado, mesmo que você já tenha uma formação. Muitas empresas valorizam a disposição para aprender e se desenvolver.

6. Preparação para Entrevistas: Estude algoritmos e estruturas de dados, pois são temas comuns em entrevistas técnicas. Existem muitos recursos online que podem te ajudar a se preparar para entrevistas.

Lembre-se de que o mais importante é continuar aprendendo e se atualizando. A área de tecnologia é dinâmica e está sempre em evolução.

Boa sorte na sua caminhada!

Estou concluindo o curso de graduação, mas sinto que não estou completamente preparado, já que não tive nenhuma experiência prática na área. Infelizmente, não consegui conquistar um estágio durante a faculdade, o que tornou minha vivência profissional ainda mais limitada. Um dos principais motivos que me levaram a buscar a Alura foi exatamente a oportunidade de desenvolver minhas habilidades e me sentir mais confiante para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Compreendo sua situação, Jadson. Muitos colegas da faculdade estão no último semestre e também não têm experiência na área ou estágio. Infelizmente, nem todo mundo consegue um estágio só para ganhar experiência.

O que funcionou para mim foi entrar em uma empresa ligada à tecnologia, mesmo que a vaga não fosse diretamente no desenvolvimento. Assim, enquanto estudava, fui criando conexões com os desenvolvedores e sondando oportunidades. Em 2022, entrei como suporte técnico e, depois de muito esforço, consegui a vaga de desenvolvedor júnior.

Dessa forma, você garante um salário e, ao mesmo tempo, constrói sua rede de contatos na área. A chave é a dedicação!