Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Sugestão] Dica para entrar no mercado

Me formei em Ciência da Computação no início da pandemia, mas precisei trabalhar em outra área para ajudar minha família. Agora, em 2025, estou tentando voltar para a programação, mas não tenho experiência. Minha dúvida é: seria melhor começar outro curso superior para conseguir um estágio ou estudar bastante para adquirir conhecimento suficiente e entrar como júnior, mesmo sem experiência na área?

Minha área de interesse sempre foi Java com Spring, onde tive mais afinidade na faculdade. Desde já, agradeço! Gosto muito de ler as dicas e conselhos de vocês.

3 respostas
solução!

Olá, Vinícius! Como vai?

Que bom que você está retomando seu interesse pela programação! Considerando sua situação, aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a entrar no mercado de trabalho na área de tecnologia:

1. Cursos e Certificações: Como você já tem uma formação em Ciência da Computação, talvez não seja necessário fazer outro curso superior. Em vez disso, você pode focar em cursos online ou certificações específicas em Java e Spring. Alura oferece ótimos cursos que podem te ajudar a atualizar seus conhecimentos.

2. Projetos Pessoais: Criar projetos pessoais é uma excelente maneira de ganhar experiência prática e demonstrar suas habilidades. Você pode desenvolver uma aplicação usando Java e Spring e disponibilizá-la no GitHub. Isso não só aprimora suas habilidades, mas também serve como portfólio para mostrar aos empregadores.

3. Contribuição em Projetos Open Source: Participar de projetos open source é uma ótima maneira de ganhar experiência e colaborar com outros desenvolvedores. Além disso, isso pode te ajudar a construir uma rede de contatos na área.

4. Networking: Participe de meetups, conferências e grupos de tecnologia. Isso pode te ajudar a conhecer pessoas da área e, quem sabe, conseguir indicações para vagas.