1
resposta

[Sugestão] Dica de testes de acessibilidade

Na parte de testes não funcionais, o light house foi citado como uma boa ferramenta para medir esse parâmetro. Na experiência que tenho com testes de acessibilidade, já vi várias páginas que tiravam nota boa na ferramenta mas que na prática não eram acessíveis. Por exemplo, se o light house citar que algum botão não possui label, você pode atribuir um rótulo visível ou mesmo um label para leitores de tela com o atributo aria-label, e fazendo isso, o teste passa. Porém, o teste passando não significará qualidade. Basta colocar um aria-label genérico para passar no teste, mas para um usuário real, pode não ter valor significativo. Um "Salvar cadastro" é muito mais acessível que um "ok" ou "salvar". O mesmo vale para a descrição de imagens. Um alt="" informa Às tecnologias assistivas que a imageem é decorativa, ou mesmo essa imagem pode ser oculta para leitores de tela com aria-hidden="true", e nesse caso, o teste passará. Ou então, se colocarmos uma descrição genérica e não muito informativa, como o atributo alt da imagem estará preenchido, o teste passará, mas não transmitirá significado e qualidade para quem usa na prática.
Por isso e outros diversos fatores, o melhor método é utilizar uma abordagem mista: automação + teste manual com tecnologias assistivas, como leitores de tela.Preferencialmente, usuários nativos de tecnologias assistivas (por exemplo, leitores de tela) tem uma facilidade maior em identificar barreiras de acessibilidade, mas esses profissionais também podem atuar em outras frentes da área da qualidade de software
Não apenas podem como também há a possibilidade de contribuírem na disseminação da cultura de acessibilidade para o time, transmitindo conhecimentos sobre o tema para toda a equipe.

Finalizo esse tópico com mais duas ferramentas dedicadas à testar acessibilidade, especialmente questões de semântica e boas práticas de html / css:
Accessibility insights for web., disponível para chrome e firefox.
https://chromewebstore.google.com/detail/accessibility-insights-fo/pbjjkligggfmakdaogkfomddhfmpjeni
Essa, inclusive, permite fazer um relatório detalhado, trazendo testes que podem ser feitos de forma automatizada e outros que precisam ser executados manualmente.
Outra bem interessante é a acessibilidade auditoria, recentemente desenvolvida por Bruno Simão:
https://mwpt.com.br/biblioteca/acessibilidade-auditoria/

Indico também o guia WCAG, do Marcelo Sales, um dos mais renomados especialistas em acessibilidade no Brasil.
O guia WCAG desmistifica a WCAG, o guia da W3C com diretrizes e critérios de sucesso para acessibilidade na web.
https://guia-wcag.com/

Estou à disposição para trocarmos ideias e conhecimentos sobre acessibilidade e outros assuntos pertinentes.
Meu linkedin:
https://br.linkedin.com/in/gustavofariasmedeiros-acessibilidade

1 resposta

Olá, Gustavo! Como vai?

Você trouxe uma pauta mega importante!

Ferramentas automatizadas como o Lighthouse são úteis para identificar problemas brutos de acessibilidade, mas não garantem qualidade real. É possível driblar esses testes preenchendo atributos obrigatórios de forma genérica, como um aria-label sem significado ou um alt que não descreve corretamente a imagem. Assim, a página passa na verificação, mas a experiência do usuário com tecnologias assistivas continua comprometida.

Por isso, a melhor prática é adotar uma abordagem mista mesmo, como você bem citou! O know-how e o olhar humano continuam sendo essenciais em todo esse processo de construção de acessibilidade. Ah... e gostei demais da sua curadoria de ferramentas! Com certeza as suas sugestões vão agregar muito aqui na comunidade.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!