1
resposta

[Sugestão] Dica de leitura

Recentemente fiz a leitura do livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso" e indico para todos que estão em busca de entender um pouco mais de como funciona a mente humana e a melhor forma de moldarmos-nos para um Midset de cresciemnto, permitindo assim como no curso, a produtividade e a partir do sentimento de capacidade de cresciemento e mudança.

1 resposta

Olá, Gabriéli. Como vai?

Excelente indicação de leitura! O livro "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso", da Carol Dweck, é uma verdadeira virada de chave e se conecta perfeitamente com os conceitos de produtividade e autocontrole que estudamos ao longo do curso.

Muitas vezes, as pessoas acreditam que a produtividade está ligada apenas a ferramentas, aplicativos de organização ou planilhas. No entanto, como você bem pontuou, tudo começa na nossa mente e no nosso sentimento de capacidade de crescimento e mudança.

Para complementar a sua excelente sugestão e compartilhar com os demais colegas que lerem este tópico, vale destacar como os dois mindsets explicados pela autora impactam diretamente a nossa produtividade diária:

O Mindset Fixo vs. O Mindset de Crescimento

• No Mindset Fixo: A pessoa acredita que suas habilidades e inteligência são natas e imutáveis. Diante de um erro ou de uma tarefa difícil, a tendência é desistir ou procrastinar, pois o erro é visto como um atestado de incapacidade. Isso destrói a produtividade, gerando estagnação e medo de arriscar.
  • No Mindset de Crescimento: A pessoa entende que o esforço, o treino e o aprendizado constante moldam o cérebro e desenvolvem novas habilidades. O erro não é um fracasso, mas sim um dado técnico, um feedback que mostra onde é preciso melhorar.

Como isso se aplica à Produtividade e ao Autocontrole?

Quando adotamos o mindset de crescimento, o nosso autocontrole aumenta. Se tentamos adotar um novo hábito produtivo (como acordar mais cedo ou focar em blocos de tempo) e falhamos no primeiro dia, o mindset fixo diz: "Isso não é para mim, eu sou desorganizado". Já o mindset de crescimento nos faz analisar o cenário: "Por que eu falhei hoje? O que posso ajustar amanhã para ter um resultado melhor?".

Sua indicação é fundamental para nos lembrar de que ser produtivo é, antes de tudo, um processo contínuo de aprendizado e paciência com a nossa própria evolução. Obrigada por compartilhar essa leitura com a comunidade!

Espero que possa ter lhe ajudado!